Call us now:
Como receber o salário-maternidade aprovado? Após sua aprovação, o benefício fica disponível em alguns dias para o saque. Ele pode ser de 4 a 6 parcelas, a depender do caso.
Todavia, é comum que esse benefício do INSS gere dúvidas em relação ao saque. Afinal, como resgatar os valores após sua liberação? O Guia do Ex-Negativado responde para você, continue lendo e confira!
Como receber o salário-maternidade aprovado?
Isso depende da situação da solicitante. Isto é, se ela possui um vínculo de emprego ativo ou, então, se receberá o benefício na condição de desempregada segurada do INSS.
Salário-maternidade para quem está empregada
Neste caso quem paga o benefício à trabalhadora é o próprio empregador, que depois recebe um ressarcimento do INSS. Portanto, aqui o resgate dos valores é mais simples.
A trabalhadora vai receber o salário-maternidade aprovado – solicitado pelo empregador, e não por ela – na conta corrente ou salário em que normalmente recebe sua remuneração.
Salário-maternidade para desempregada
Por outro lado, caso o benefício seja pago à mulher desempregada que ainda mantém a condição de segurada do INSS, ela mesma deverá tanto solicitá-lo quanto providenciar o saque.
Ele fica disponível após o recebimento da Carta de Concessão do INSS. No documento estarão informações da data de concessão, valor e local de saque (instituição bancária e agência).
Desse modo, ao verificar no extrato do Meu INSS que está disponível o salário-maternidade aprovado, para receber é necessário ir até a agência indicada na Carta de Concessão com um documento de identificação e o de liberação do benefício.
Como saber o valor e quantos meses de salário-maternidade vou receber?
Quem está empregada pode receber 4 a 6 meses de benefício. O primeiro caso corresponde à regra e o segundo é uma exceção que se aplica somente quando o empregador é adepto ao Empresa Cidadã.
Além disso, no caso de quem tem um emprego o valor do benefício de maternidade corresponde ao mesmo que o salário mensal, sem qualquer prejuízo à remuneração.
Já as desempregadas tem direito a receber apenas 4 parcelas do salário-maternidade aprovado. Atualmente as parcelas correspondem ao valor de um salário-mínimo (R$ 1.320).
Saiba mais: Proteção para mães e bebês: auxílio maternidade para mães desempregadas é possível
Acompanhe o App do Guia para conhecer os direitos trabalhistas e previdenciários que você tem! O aplicativo é gratuito e repleto de informações relevantes para a sua vida.