Saque-aniversário do FGTS 2023 vai acabar? Projeto com mudanças vem aí

26/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A forma como conhecemos o saque aniversário do FGTS 2023 vai acabar em breve, caso uma proposta de lei seja aprovada.

Publicidade

Saque aniversário do FGTS 2023 vai acabar? Essa é uma dúvida que paira sobre a cabeça dos trabalhadores desde o início deste ano.

E isso não é à toa, considerando-se que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defende o fim da modalidade desde que assumiu o cargo, ainda em janeiro de 2023.

Essa ideia, todavia, tomou novos rumos. Eles, aliás, devem receber detalhes nos próximos dias, quando um Projeto de Lei deverá ser enviado ao Congresso Nacional.

O saque-aniversário FGTS 2023 vai acabar?

Ao que tudo indica, não. Ainda que o Ministério do Trabalho já tenha afirmado mais de uma vez a intenção de alterar a lógica como a modalidade atualmente funciona, ela não deve ser encerrada.

O entendimento de Luiz Marinho é de que o formato do saque-aniversário desvirtua a original intenção do Fundo de Garantia. Isto é, a proteção do trabalhador em situações de fragilidade financeira.

Apesar da ideia de acabar com o saque aniversário do FGTS em 2023 tenha sido abandonada, ele pode passar, em breve, por mudanças importantes.

Projeto de Lei com mudanças no saque-aniversário deve ser apresentado nos próximos dias

Conforme noticiado pelo G1, o Projeto de Lei que prevê alterações no saque aniversário do FGTS deverá ser enviado ao Congresso Nacional na próxima semana.

Foi isso o que afirmou Luiz Marinho, que ocupa lugar à frente do Ministério do Trabalho, na última segunda-feira (23).

Também segundo o ministro, ele se reuniria nos próximos dias, antes do envio do PL, com o presidente Lula, os ministros da Fazenda e da Casa Civil e com a presidente da Caixa Econômica.

Uma vez que a proposta tenha aprovação pela Presidência da República, ela deve seguir para que os congressistas a analisem. Caso a aprovem, cabe apenas uma sanção final presidencial.

O que vai mudar em relação ao saque-aniversário do FGTS em 2023?

Embora ainda não existam detalhes do projeto que poderá ser encaminhado ao Congresso Nacional, os rumos dele já são conhecidos.

Ao que tudo indica, o governo proporá não a possibilidade de acabar com o saque-aniversário do FGTS em 2023, mas que a modalidade deixe de ser incompatível com o saque rescisão.

Atualmente, a adesão ao saque aniversário impede o trabalhador de sacar o saldo da conta de Fundo de Garantia em caso de dispensa sem justa causa ou acordo rescisório.

Nestas hipóteses, ele somente pode sacar a multa rescisória. Além disso, somente tem o direito de desistir da adesão ao saque aniversário após 2 anos da inscrição.

O Projeto de Lei, então, deverá acabar com o impedimento que o saque-aniversário impõe ao saque do FGTS na rescisão.

Em outras palavras, permitirá que quem optou pelo saque aniversário possa, ao perder o emprego, sacar o saldo restante do Fundo de Garantia.

Ainda, existem expectativas de que as mudanças propostas sejam retroativas. Isto é, que permitam a quem foi dispensado e não sacou o FGTS de rescisão possa fazê-lo agora.

Como fica o saque-aniversário em 2023?

Até o momento ele permanece do mesmo modo como sempre funcionou. Portanto, permite o saque anual de uma parte do saldo do FGTS e a adesão à modalidade impede o saque-rescisão.

Quando vai mudar o saque-aniversário do FGTS?

A mudança ainda tem um longo caminho pela frente. Primeiramente, porque seu envio ao Congresso depende, antes, da aprovação da proposta pelo presidente Lula.

Caso haja essa aprovação, após a reunião que deve acontecer nos próximos dias, o PL será enviado ao Congresso. Ali, passará pela análise e pela votação pelos congressistas.

Desse modo, em caso de aprovação pelos legisladores, a proposta vai até o Presidente da República, que deve sancioná-la (aprovar) ou vetá-la (reprovar).

Portanto, até que isso aconteça o saque aniversário do FGTS continua o mesmo e não irá acabar, assim como as demais formas de saque.

Por isso, mesmo quem ainda não aderiu à modalidade pode fazê-lo, caso tenha interesse. O procedimento é 100% online e fica disponível no aplicativo FGTS.

Vai ter saque-aniversário em 2024?

Sim, pois a proposta do governo não é mais a de acabar com o saque aniversário em 2023, mas sim de alterar a sua lógica de funcionamento.

Todavia, qualquer tipo de mudança em relação à modalidade de resgate do Fundo de Garantia depende, antes, da aprovação pelas Casas Legislativas e pelo Presidente da República.

Enquanto isso não acontece, os trabalhadores têm à disposição as seguintes possibilidades de movimentação do FGTS:

  • Saque-rescisão (dispensa sem justa causa e acordo);
  • Saque-aniversário;
  • Por doença grave;
  • Para compra/financiamento de imóvel residencial;
  • Por desemprego ininterrupto por período mínimo de 3 anos;
  • Por situação de calamidade pública;
  • Na aposentadoria;
  • Ao fazer 70 anos de idade.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça