Tem como sacar o PIS antes da data? O abono salarial já tem um calendário definido. Contudo, algumas pessoas que têm direito a ele somente o receberão no segundo semestre, apesar de necessitarem do dinheiro extra neste momento.
Por isso, muitos se perguntam se é possível antecipá-lo ou usar o PIS como garantia de empréstimo. Afinal, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem esta possibilidade na modalidade do saque-aniversário.
Para saber se o abono salarial segue esta lógica e quando será possível sacá-lo, continue sua leitura. Tire suas dúvidas sobre o assunto e saiba quando você poderá ter acesso ao valor extra.
Veja ainda:
- Como ver meu PIS na Carteira de Trabalho Digital e em outras 7 opções
- Cartão Caixa Cidadão: saques, número do PIS e informações cruciais
Tem como sacar PIS antes da data?
Não, infelizmente não é possível antecipar o recebimento do benefício.
Contudo, existe uma exceção à regra. No caso de pessoas que residem em locais que foram vítimas de desastres naturais – como enchentes ou desmoronamentos – é possível recorrer à Caixa para analisar a possibilidade de antecipação do valor.
Tem como usar o PIS como garantia de empréstimo?
Não há essa possibilidade, diferentemente do que acontece como empréstimo do FGTS.
Desse modo, cabe ao trabalhador aguardar a data do PIS para sacar o valor, conforme o calendário já divulgado.
Quando será possível sacar o PIS?
Os pagamentos do PIS iniciam ainda neste mês de fevereiro, no próximo dia 15.
As primeiras liberações se voltam aos trabalhadores nascidos em janeiro, enquanto as últimas são para quem nasceu em dezembro.
O período de pagamento do PIS vai de fevereiro a agosto deste ano. Apesar disso, é possível sacá-lo até o dia 27 de dezembro de 2024.
Confira o calendário e as datas de quando será possível sacar o PIS, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores:
- Janeiro: 15/02;
- Fevereiro: 15/03;
- Março: 15/04;
- Abril: 15/04;
- Maio: 15/05;
- Junho: 15/05;
- Julho: 17/06;
- Agosto: 17/06;
- Setembro: 15/07;
- Outubro: 15/07;
- Novembro: 17/08;
- Dezembro: 17/08.
Quem tem direito ao PIS em 2024?
Em 2024 o abono salarial tem como base o ano de 2022. Por isso, é importante analisar suas regras em relação ao que aconteceu há dois anos.
O benefício se volta para os trabalhadores de baixa renda que têm vínculo com a iniciativa privada. Por isso, para recebê-lo é necessário estar dentro do teto de renda, bem como ter prestado serviços por um período mínimo no ano-base.
Pode receber o PIS em 2024 quem:
- Manteve remuneração de até 2 salários mínimos em 2022;
- Trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2022;
- Constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) entregue pelo empregador;
- Ter inscrição há pelo menos 5 anos no PIS.
Para cada 30 dias que o trabalhador prestou serviços no ano-base, neste caso 2022, ele garante 1/12 do salário-mínimo. Desse modo, quem manteve vínculo de emprego por todo o ano recebe R$ 1.412.
Confira agora: