Quem tem direito à pensão por morte? Entenda as classes 1, 2 e 3

12/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quem tem direito à pensão por morte e veja quais são os requisitos para recebê-la em relação a cada tipo de beneficiário.

Publicidade

Quem tem direito à pensão por morte garante uma remuneração mensal, que é paga pelo INSS. Podem recebê-la as pessoas que eram dependentes de aposentado ou trabalhador segurado da Previdência Social.

São três classes de possíveis beneficiários. A primeira tem prioridade sobre a segunda que, por sua vez, é prioritária em relação à terceira.

De acordo com as regras, não é possível que pessoas de diferentes classes recebam ao mesmo tempo a pensão.

Portanto, caso existam beneficiários pertencentes à primeira, aqueles da segunda e da terceira não poderão se tornar pensionistas.

Saiba quais são essas classes, quem faz parte de cada uma delas e suas respectivas regras.

Leia também:

Quem tem direito à pensão por morte?

Podem se tornar pensionistas quem mantinha uma relação de dependência econômica com a pessoa que faleceu. Enquanto em alguns casos é necessário comprová-la, em outros ela é automaticamente considerada.

De modo geral, podem receber a pensão por morte, em ordem de prioridade:

  • Cônjuge ou companheiro e filhos;
  • Pais;
  • Irmãos.

Classe 1 – Cônjuge e filhos

A classe 1, prioritária para o recebimento de pensão por morte, engloba o cônjuge (ou companheiro) e filhos.

Somente têm direito à pensão filhos com até 21 anos de idade. Ou, então, que sejam inválidos ou possuam deficiência grave, situação em que não se aplica o limite etário.

Neste caso, não é necessário comprovar a relação de dependência econômica. É a única classe em que há dispensa da comprovação.

Além disso, trata-se da única classe em que é possível que mais de uma pessoa receba a pensão. Portanto, é possível que filhos e viúvo recebam o benefício ao mesmo tempo.

Classe 2 – Pais

Na segunda classe de quem tem direito à pensão por morte estão os pais de quem faleceu.

Contudo, aqui há necessidade de comprovar que eles eram dependentes econômicos do filho falecido.

Os pais somente receberão a pensão nesta condição e, também, caso não existam filhos e cônjuges em situação de se tornarem pensionistas.

Classe 3 – Irmãos

Por fim, os irmãos de quem faleceu também podem receber a pensão por morte.

Aqui existem duas regras. Primeiramente, há necessidade de comprovação da dependência econômica.

Em segundo lugar, o irmão precisa ter até 21 anos de idade. Assim como no caso dos filhos, o limite de idade é suspenso caso o pensionista seja inválido ou tenha deficiência mental grave.

Como comprovar a dependência econômica para ter direito à pensão por morte?

No caso dos irmãos ou pais, o recebimento da pensão depende da comprovação de que eles recebiam auxílio financeiro do falecido.

Para isso, é importante apresentar documentos que comprovem essa relação de dependência junto ao pedido da pensão.

Por exemplo, com comprovantes de pagamentos feitos pelo falecido a serviços e produtos dos quais eles usufruíam.

Igualmente, com comprovantes de declaração de Imposto de Renda onde figurem como dependentes, apólices de seguro de vida, extrato bancário, etc.

Confira agora:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça