Vai ter abono natalino do Bolsa Família 2023? Informe-se para não ser enganado

Vai ter abono natalino do Bolsa Família 2023? – Uma das buscas mais comuns relacionadas ao Bolsa Família é sobre um suposto pagamento extra relacionado ao fim do ano.

Pago somente uma vez, no ano de 2019, o “abono natalino” do Bolsa Família atrai anualmente beneficiários na busca por respostas sobre o tema, na busca por mais uma parcela do benefício mensal pago pelo Governo Federal.

E para o ano de 2023, será que existe alguma perspectiva de pagamento de um abono extra no mês de dezembro para os beneficiários do programa social?

É o que fomos consultar para trazer a resposta aqui no Guia do Ex-Negativado.

Vai ter abono natalino do Bolsa Família 2023?

Não há qualquer previsão ou discussões em andamento para a implementação de um abono natalino no programa Bolsa Família em 2023.

Após vencer as eleições de 2022, o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou mudanças no programa de assistência social para 2023, mas a inclusão de um benefício adicional no final do ano não faz parte dessas alterações.

Todas as novidades relacionadas ao Bolsa Família entraram na “PEC da Transição”, que instituiu o Bolsa Família de R$ 600 como permanente, além de valores adicionais para famílias que cumprem com requisitos.

A parcela extra foi paga uma única vez em 2019, no primeiro ano da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

É importante mencionar que o abono natalino do Bolsa Família 2023 não foi uma promessa de campanha de nenhum dos principais candidatos à presidência em 2022 – nem de Lula e nem de Bolsonaro.

Ex-senador propôs abono natalino para o Bolsa Família; como está o projeto em 2023?

O que mais se sabe a respeito do tema é que existe um Projeto de Lei nº 625, que “institui o décimo terceiro para o Auxílio Brasil”.

A autoria foi do ex-senador da República, Alexandre Silveira (PSD-MG), em março de 2022.

Até esse momento de 2023, não existe nenhuma novidade relacionada ao assunto e já é possível afirmar que, ao menos neste ano, não há nenhuma possibilidade de pagamento de um benefício extra.

Quanto ao projeto em si, também não há nenhuma perspectiva de que em um futuro próximo o texto possa entrar em pauta para votação no Senado Federal. Contudo, segue como possibilidade aberta.

Leia também:

Deixe um comentário