Caixa antecipa PIS 2024? – Muitos trabalhadores aguardam o pagamento do próximo abono salarial. Por isso, também têm esperança de que a Caixa possa antecipar o PIS 2024.
Sua antecipação seria justificada pelo atraso que há no calendário anual do abono salarial. Igualmente, pelo próprio fomento à economia que a liberação de valores poderia promover.
Quando vai ser pago o PIS de 2024?
O pagamento do abono salarial, tanto do PIS quanto do Pasep, deverá ocorrer apenas em 2024.
Conforme informações do governo, a liberação dos valores ocorrerá a partir de fevereiro e deverá seguir até julho.
No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, o calendário segue o mês de aniversário. Desse modo, quem nasceu em janeiro recebe primeiro.
Já para os servidores públicos a organização do calendário é diferente. Ela respeita o último dígito da inscrição Pasep, iniciando pelo 1.
Tem como antecipar o PIS 2024 na Caixa?
Não, pois o banco que é responsável pelo pagamento do abono salarial aos trabalhadores da iniciativa privada não antecipa seu calendário.
Ele seguirá as previsões anteriores, portanto. Isto é, seu pagamento se dará apenas depois do início de 2024, e não antes disso.
Portanto, uma vez que não é possível antecipar o PIS na Caixa, é necessário aguardar o calendário do abono, que ainda será divulgado, para saber quando você poderá ter acesso a ele.
Qual banco que antecipa o PIS?
Nenhum, até mesmo porque até o momento sequer houve o processamento de dados que define quem tem direito ou não ao abono salarial em 2024.
Vai ter pagamento do PIS em 2023?
O pagamento do abono PIS/Pasep já aconteceu e já se encerrou. Como normalmente ocorre, ele se deu ainda no primeiro semestre.
Contudo, quem tem direito a ele e não o sacou pode sacá-lo até o dia 28 de dezembro.
Servidores públicos devem conferir o direito ao abono diretamente no site do Banco do Brasil.
Por outro lado, quem é da iniciativa privada recebe o PIS da Caixa. Neste caso, é possível consultá-lo no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Como será o PIS 2024?
O PIS no próximo ano seguirá as mesmas regras que habitualmente se aplicam ao abono salarial.
A diferença é que em 2024 o ano-base será 2022. Isso decorre do atraso no calendário anual do PIS/Pasep.
Ele se deu em razão da suspensão do abono no ano de 2021, quando a preferência de pagamentos foi do Auxílio Emergencial.
Por isso, todas as regras referentes ao pagamento do PIS pela Caixa em 2024 requerem análise com base no que aconteceu em 2022.
Assim, poderá receber o abono salarial no calendário 2024 quem:
- Recebeu remuneração média de até 2 salários mínimos;
- Trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias;
- Possui 5 anos ou mais de inscrição no PIS ou no Pasep.
As mesmas regras do pagamento do PIS 2024 pela Caixa se aplicam ao Pasep. Ele é o abono salarial dos servidores públicos.
Veja também: