Como funciona a venda de férias? Tire suas dúvidas

08/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tire suas dúvidas sobre como funciona a venda de férias. Veja quando é possível vendê-las, o valor e outras regras importantes.

Publicidade

Como funciona a venda de férias? A lei brasileira permite que os trabalhadores negociem parte do período de descanso do ano. Com isso, ele diminui em sua duração, mas gera direito a um pagamento adicional.

Essa é uma estratégia interessante para quem precisa de grana extra para equilibrar o orçamento. Não por acaso, muitos trabalhadores optam por essa alternativa.

Todavia, ela possui alguns requisitos e limites. A lei impõe um número máximo de dias dos quais o trabalhador pode abrir mão, bem como regras para pagamento e solicitação da venda.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Veja também:

O que é venda de férias?

A venda, também conhecida como abono pecuniário de férias, corresponde à situação em que o empregado abre mão de parte de seu período de descanso anual em troca de um valor.

As férias já são naturalmente remuneradas. Na venda de parte delas, o trabalhador recebe tanto o valor correspondente ao repouso anual quanto um adicional, correspondente aos dias de folga dos quais ele abriu mão.

Como funciona a venda de férias?

A venda possui alguns requisitos importantes. Primeiramente, a empresa não pode impor sua realização ao empregado. Isto é, a escolha pelo abono cabe somente ao trabalhador.

Além disso, somente é possível abrir mão de até 1/3 do período de descanso.

Portanto, quem tem direito a 30 dias de férias tem o direito de vender no máximo 10 dias.

Por fim, o pagamento do abono deve acontecer junto ao das férias. O prazo é de até dois dias úteis antes do início do período de descanso anual.

Em resumo, a venda de férias funciona da seguinte maneira:

  • É uma decisão do trabalhador;
  • Pode atingir somente 1/3 do período de descanso;
  • Deve ser paga em até 2 dias antes do início do repouso.

Quem vende férias recebe duas vezes?

Sim, em relação à parte das férias.

Explica-se: Quando um trabalhador completa um ano de trabalho, ele tem direito a um período de férias remuneradas. Durante esse período, ele recebe não apenas seu salário normal, mas também um adicional de 1/3 sobre o valor do salário. Isso acontece mesmo que ele não use todos os dias de férias a que tem direito.

Ao vender parte do período, então, ele não deixa de ter direito a esse valor integral. O que acontece é que ele também receberá o salário pelos dias em que deveria estar de férias, mas que trabalhou.

Por exemplo, considere alguém que tenha direito a 30 dias de férias, mas resolva abrir mão de 10 dias deste período. Neste caso, receberá:

  • 1 salário integral + adicional de 1/3, correspondente às férias;
  • 1/3 do salário (10 dias), referente ao abono pecuniário.

Como funciona o cálculo da venda de férias?

O cálculo é simples. Basta fazer a proporção salarial referente ao número de dias vendidos.

Dessa forma, quem vende 10 dias tem direito a 1/3 do salário. Assim, basta dividi-lo por 3.

Para venda de menos dias, basta dividir o salário por 30. Depois, multiplique o resultado pelo número de dias do abono pecuniário de férias.

A este valor, então, se soma o das férias. O cálculo dele é a multiplicação do salário por 1,33.

Quais são as vantagens de vender as férias?

A principal vantagem da venda de parte do período de descanso anual é a possibilidade de contar com um dinheiro extra, que é sempre muito bem-vindo.

Assim, o trabalhador pode garantir um adicional.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça