Com a consulta à habilitação para o seguro-desemprego o trabalhador pode acompanhar sua aprovação para o recebimento do benefício, os valores e datas de pagamento.
Por isso, trata-se de uma informação valiosa. Veja como obtê-la, aqui no Guia do Ex-Negativado, e acompanhe a solicitação do auxílio para desempregados pela internet, sem sair de casa.
Conheça 3 formas de fazer a consulta à habilitação ao seguro-desemprego
O pagamento do seguro-desemprego ocorre, geralmente, em 30 dias após a solicitação pelo trabalhador desempregado.
Para isso, ele precisa preencher esses requisitos:
- Desemprego decorrente de dispensa sem justa causa;
- Não possuir renda, seja como empregado, autônomo ou sócio de empresa com lucro;
- Ter prestado serviços pelo tempo mínimo, de acordo com o pedido:
- 1°: 12 meses de trabalho nos últimos 18;
- 2°: 9 meses de trabalho nos últimos 9;
- 3°: 6 meses de trabalho nos últimos 6.
Quem se enquadrar nestas regras, então, poderá receber o benefício.
Confira, abaixo, como fazer a consulta à habilitação ao seguro desemprego e acompanhe suas parcelas.
Site da Caixa Econômica
Uma das formas de acompanhar os trâmites decorrentes do seu pedido de seguro-desemprego é pelo site da Caixa Econômica Federal, que gerencia o benefício.
Veja o passo a passo:
- Primeiramente, acesse o site da Caixa Econômica;
- Em seguida, clique na aba sanduíche (ao lado de “X”);
- Selecione “Benefícios e Programas” > “Seguro-Desemprego”;
- Aguarde a abertura de uma nova página e clique em “Consultar o pagamento”, em laranja;
- Então, escolha entre fazer login com seu cadastro Portal Cidadão ou Caixa Tem;
- Por fim, preencha os dados para entrar na página, conforme sua escolha, e clique em “Consulte seu benefício”, na aba superior “Seguro-desemprego”.
Consulta da habilitação do seguro-desemprego pelo site do Ministério do Emprego
Você também pode acompanhar seu benefício, inclusive obter informações sobre parcelas recebidas no passado, pelo site do Ministério do Emprego.
Para isso, você deverá acessar este link e, depois, selecionar a modalidade, o ano e mês do requerimento.
Por último, escolha um modo de identificação entre PIS, CPF e nome. Preencha-o e clique na opção de consulta.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Ainda, saiba que é possível usar o aplicativo da Carteira de Trabalho para fazer a consulta à habilitação do seguro desemprego.
Logo após acessar o aplicativo, clique em “Benefícios” e em “Seguro-desemprego”.
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