,

Demissão após o auxílio-doença: os direitos que o trabalhador possui

05/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quais são os direitos do trabalhador na demissão após suspensão do auxílio-doença e retorno ao trabalho.

Publicidade

Quais são os direitos do trabalhador em caso de demissão após retorno do auxílio-doença?Embora em alguns casos a rescisão não seja permitida neste cenário, em outras ela pode acontecer. E, caso ocorra, garante diferentes verbas ao empregado.

Veja no Guia do Ex-Negativado quando é possível a dispensa do trabalhador após retorno do afastamento do INSS. Igualmente, conheça as verbas que se aplicam quando a rescisão ocorre.

Quais são os direitos do trabalhador em caso de demissão após retorno do auxílio-doença?

O trabalhador que sofre dispensa após retornar do afastamento do INSS, tem os mesmos direitos que os demais empregados.

Isto é, as verbas rescisórias não sofrem alteração. Elas englobam, em caso de dispensa sem justa causa:

  • Saldo de salário;
  • Aviso prévio;
  • Férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3;
  • 13° salário proporcional;
  • Guias de seguro-desemprego;
  • FGTS e adicional de 40%.

Em de afastamento maior do que 6 meses as férias proporcionais são zeradas. Isto é, começarão a contar a partir do retorno ao trabalho.

Já quanto ao décimo terceiro salário, ele somente se aplica proporcionalmente aos meses em que realmente houve serviço, não contabilizando o período de afastamento.

As demais verbas rescisórias, por sua vez, não sofrem alteração no cálculo em razão da suspensão do contrato decorrente do afastamento por auxílio-doença.

Quando o trabalhador tem direito a não sofrer demissão após o auxílio-doença?

Quanto seu afastamento ocorrer pelo auxílio-doença acidentário, de classificação B91.

Ele apenas se aplica em caso de acidentes de trabalho ou de doenças desenvolvidas em razão das atividades profissionais.

Portanto, neste caso o trabalhador tem estabilidade no trabalho. Isso significa que não pode ocorrer demissão após o auxílio-doença pelo período de 12 meses.

Por outro lado, caso o afastamento ocorra pelo auxílio de incapacidade temporária tradicional, sem relação com o trabalho, não há estabilidade.

Fui dispensado durante a estabilidade, o que fazer?

Quem tinha direito à estabilidade no trabalho após o auxílio-doença e sofreu demissão tem direito ao retorno ao cargo. Ou, então, à indenização correspondente.

Para isso, o trabalhador deve buscar seus direitos na Justiça do Trabalho. Assim, cabe ao juiz determinar sua reintegração.

Isso pode ocorrer em duas hipóteses: primeiramente, no afastamento por auxílio acidentário; além disso, pelo reconhecimento judicial da relação entre doença que levou ao afastamento e as atividades profissionais.

Veja também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça