,

FGTS bloqueado: conheça motivos para bloqueio e ações para resolver

22/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O FGTS bloqueado pode ter motivos diversos. Saiba quais são os principais e quais são as respectivas soluções para cada um deles.

Publicidade

Existem vários motivos para que o FGTS fique bloqueado. Quando isto acontece, mesmo que o trabalhador se enquadre em uma situação de liberação do Fundo de Garantia, ele não poderá sacá-lo.

Este bloqueio pode ser integral ou parcial, a depender do caso. Em ambas as hipóteses, todavia, podem gerar dores de cabeça, especialmente quando havia expectativas de resgatá-lo.

O Guia do Ex-Negativado reuniu, abaixo, os principais motivos pelos quais o Fundo de Garantia pode ficar sob bloqueio. Confira quais são elas e entenda em qual situação você se encaixa e quais as soluções disponíveis.

Por quais motivos o FGTS fica bloqueado?

O bloqueio pode decorrer de diferentes situações, sendo as principais delas:

  • Adesão ao saque-aniversário;
  • Empréstimo com garantia do FGTS;
  • Bloqueio judicial;
  • Depósito superior ao devido.

1 – Adesão ao saque-aniversário

Ao aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia o trabalhador abre mão do saque-rescisão.

Portanto, um dos motivos para o FGTS bloqueado é justamente a inscrição ao saque anual da parcela.

Neste caso, o bloqueio tem duração mínima de 24 meses, pois somente é possível cancelar a inscrição no saque-aniversário a partir do 25° mês após a adesão.

Contudo, cabe ressaltar que nesta hipótese o FGTS somente fica bloqueado para o saque-rescisão. Isto é, para o resgate em caso de dispensa sem justa causa ou acordo.

Leia: Alterar sistemática do saque FGTS: Do saque-rescisão para o aniversário e vice-versa

2 – Empréstimo com garantia do FGTS

Faz parte dos motivos que justificam o FGTS bloqueado o empréstimo em que o Fundo de Garantia atua como garantia da operação.

Este é o caso, por exemplo, da antecipação do saque-aniversário.

O saldo fica bloqueado, nos limites do crédito, de acordo com o número de parcelas antecipadas. Para cada uma, há um ano de bloqueio.

Como adiantar o saque-aniversário? Passo a passo para ter acesso ao dinheiro

3 – Ordem judicial está entre motivos para FGTS bloqueado

Em algumas hipóteses um juiz pode determinar o bloqueio da conta de Fundo de Garantia do trabalhador para fins de garantia de quitação de dívida.

Este é o caso do atraso das parcelas de pensão alimentícia.

4 – Depósitos em valores superiores aos devidos

Por fim, também é possível que o empregador solicite o bloqueio da conta de Fundo de Garantia quando perceber que fez depósitos em valores superiores aos realmente devidos.

Dessa forma, ele requer o bloqueio de parte do saldo para que ele retorne a ele, pois o pagamento ao trabalhador foi maior do que o necessário.

Isso acontece, também, no contrato de emprego com trabalhadores domésticos, quando a rescisão não ocorrer sem justa causa.

Nesta hipótese, o empregador recebe de volta 3,2% pagos a mais todos os meses.

Como desbloquear o saldo de FGTS?

Pois bem, isso dependerá dos motivos pelos quais o FGTS está bloqueado.

Por exemplo, no caso da adesão ao saque-aniversário somente é possível desbloquear os valores após o prazo mínimo de inscrição na modalidade e o cancelamento dela, no app FGTS.

Já no caso de empréstimo que usou como garantia a conta do FGTS, deve-se aguardar a quitação total da operação.

No que se refere ao bloqueio judicial, será necessário apresentar outros bens para penhora ou, então, pagar a dívida.

Depois, deve-se aguardar uma decisão judicial que suspenda os bloqueios.

Confira: Como resolver bloqueio judicial? Motivos e soluções para o problema

Por fim, em relação do FGTS bloqueado por motivos de depósitos em valores superiores aos devidos, não há o que se fazer. Afinal, o bloqueio, aqui, atinge apenas o que já não era de direito do trabalhador.

Para ficar sempre por dentro de tudo o que se refere ao Fundo de Garantia, seus depósitos e possibilidades de saque, baixe o App do Guia.

Ele traz informações sobre diversos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários, além de dicas quentes sobre finanças.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça