Fraude no Bolsa Família – Na última sexta-feira (8), a Polícia Federal surpreendeu o bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, ao efetuar a prisão em flagrante de um funcionário da Caixa Econômica Federal.
O colaborador foi detido por envolvimento em um esquema de fraude, na concessão de benefícios assistenciais do programa Bolsa Família. As informações são da Agência Brasil.
Como ocorria a fraude no Bolsa Família
A operação, que contou com o apoio da equipe de Cibersegurança da instituição, revelou a prática criminosa diretamente no interior da agência bancária.
O suspeito, por sua vez, foi surpreendido ao ser flagrado alterando informações de acesso e efetuando saques de contas beneficiárias do programa.
A prisão, embora tenha ocorrido na última sexta-feira, foi oficialmente comunicada apenas na última segunda-feira (11) pela Polícia Federal.
As investigações e a prisão foram conduzidas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF.
Em audiência de custódia na 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.
Pena do acusado
O funcionário da Caixa Econômica Federal será encaminhado ao sistema penitenciário, onde aguardará julgamento.
Ele responderá pelo crime de furto mediante fraude, cuja pena máxima pode chegar a até 8 anos de prisão.
Em nota, o banco se manifestou:
“A CAIXA informa que a ação suspeita foi identificada pelo monitoramento de segurança do banco e reportada à Polícia Federal para investigação. Informações relacionadas aos casos de fraude e às ações realizadas pela área de segurança do banco para investigar e coibir ações criminosas possuem caráter sigiloso, sendo repassadas exclusivamente às autoridades policiais e de controle, tendo em vista risco de comprometimento de investigações em andamento.
O banco ressalta que aperfeiçoa constantemente os critérios de segurança, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes.”
Leia mais:
- Consignado do Bolsa Família: STF liberou empréstimo para beneficiários
- Tenho 24 anos e não tenho título de eleitor: Quais os riscos? Fique por dentro
- Códigos do Bolsa Família: Como ter acesso? Como saber o meu? Entenda
- Parcela bloqueada Auxílio Brasil: tem como receber? Veja o que pode ser feito
O que é o Bolsa Família
O Bolsa Família, que alguns ainda chamam de Auxílio Brasil, é um programa de assistência social implementado pelo governo brasileiro.
Ele oferece transferências de renda mensais para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
O programa visa aliviar a vulnerabilidade econômica dessas famílias, condicionando o recebimento do benefício a compromissos como a frequência escolar de crianças e adolescentes e a realização de exames de saúde, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida e o combate à desigualdade social no país.