,

Fraude no Bolsa Família: Funcionário da Caixa sacava dinheiro dos beneficiários

12/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

No Rio de Janeiro, um funcionário da Caixa Econômica Federal foi preso em flagrante por fraude no programa Bolsa Família.

Publicidade

Fraude no Bolsa Família – Na última sexta-feira (8), a Polícia Federal surpreendeu o bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, ao efetuar a prisão em flagrante de um funcionário da Caixa Econômica Federal.

O colaborador foi detido por envolvimento em um esquema de fraude, na concessão de benefícios assistenciais do programa Bolsa Família. As informações são da Agência Brasil.

Como ocorria a fraude no Bolsa Família

A operação, que contou com o apoio da equipe de Cibersegurança da instituição, revelou a prática criminosa diretamente no interior da agência bancária.

O suspeito, por sua vez, foi surpreendido ao ser flagrado alterando informações de acesso e efetuando saques de contas beneficiárias do programa.

A prisão, embora tenha ocorrido na última sexta-feira, foi oficialmente comunicada apenas na última segunda-feira (11) pela Polícia Federal.

As investigações e a prisão foram conduzidas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF.

Em audiência de custódia na 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.

Pena do acusado

O funcionário da Caixa Econômica Federal será encaminhado ao sistema penitenciário, onde aguardará julgamento.

Ele responderá pelo crime de furto mediante fraude, cuja pena máxima pode chegar a até 8 anos de prisão.

Em nota, o banco se manifestou:

“A CAIXA informa que a ação suspeita foi identificada pelo monitoramento de segurança do banco e reportada à Polícia Federal para investigação. Informações relacionadas aos casos de fraude e às ações realizadas pela área de segurança do banco para investigar e coibir ações criminosas possuem caráter sigiloso, sendo repassadas exclusivamente às autoridades policiais e de controle, tendo em vista risco de comprometimento de investigações em andamento.

O banco ressalta que aperfeiçoa constantemente os critérios de segurança, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes.”

Leia mais:

O que é o Bolsa Família

O Bolsa Família, que alguns ainda chamam de Auxílio Brasil, é um programa de assistência social implementado pelo governo brasileiro.

Ele oferece transferências de renda mensais para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O programa visa aliviar a vulnerabilidade econômica dessas famílias, condicionando o recebimento do benefício a compromissos como a frequência escolar de crianças e adolescentes e a realização de exames de saúde, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida e o combate à desigualdade social no país.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa