,

Jovem aprendiz pode trabalhar à noite? Os mitos e verdades sobre o tema

31/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira em quais situações o jovem aprendiz pode trabalhar à noite e outras restrições que se aplicam ao contrato dos menores de 18 anos.

Publicidade

O jovem aprendiz pode trabalhar à noite? A lei permite o trabalho de jovens e adolescentes a partir de 14 anos, desde que na modalidade de aprendizagem.

Ela possui regras diferentes daquelas que se aplicam sobre o contrato de emprego tradicional. Afinal, aqui é necessário proteger o menor de 18 anos.

Confira o que diz a lei sobre o trabalho noturno e se é possível que um contrato de aprendizagem imponha a prestação de atividades à noite. Tudo isso você encontra aqui no Guia do Ex-Negativado.

Jovem aprendiz pode trabalhar à noite?

Depende, pois a resposta varia de acordo com a idade do aprendiz em específico.

Explica-se: o contrato de aprendizagem é aplicável a partir dos 14 anos de idade e abarca pessoas com até 24 anos.

Assim, quando se trata de um jovem aprendiz com menos de 18 anos, não será possível trabalhar à noite.

É isso o que prevê o artigo 404 da Consolidação das Lei do Trabalho:

Art. 404 – Ao menor de 18 (dezoito) anos é vedado o trabalho noturno, considerado este o que for executado no período compreendido entre as 22 (vinte e duas) e as 5 (cinco) horas.

Por outro lado, caso o contrato de aprendizagem seja com jovem aprendiz com mais de 18 anos, ele poderá trabalhar à noite, pois não terá impedimentos legais que tenham relação com a idade.

O que é “trabalho à noite” conforme a CLT?

Cabe destacar que diferentemente do que tradicionalmente a sociedade reconhece como noite, relacionada ao pôr do sol, as leis trabalhistas têm outra interpretação sobre o período.

Segundo elas, e conforme se revela no artigo 404 da CLT, citado acima, horário noturno é aquele abarcado entre 22 horas e 5 horas.

Outras limitações ao contrato do menor de idade

O jovem aprendiz não pode trabalhar à noite apenas quando possuir menos de 18 anos de idade.

Além disso, a lei também impõe outras restrições ao contrato de aprendizagem nestes casos. São elas:

  • Idade mínima de 14 anos: Para ser considerado um jovem aprendiz, o indivíduo deve ter, no mínimo, 14 anos de idade. Essa exigência visa proteger os direitos e o bem-estar dos menores, garantindo que eles estejam em uma faixa etária adequada para ingressar no mercado de trabalho.
  • Trabalho em locais ou condições insalubres ou perigosas: O contrato de aprendizagem não pode ser estabelecido para atividades laborais que ocorram em locais ou condições insalubres ou perigosas. Essa restrição tem o objetivo de proteger a saúde e a segurança dos jovens aprendizes, evitando sua exposição a ambientes prejudiciais à saúde.
  • Atividades prejudiciais à moralidade: O parágrafo 3° do artigo 405 da CLT estabelece que o jovem aprendiz não pode realizar atividades que sejam consideradas prejudiciais à moralidade. Essa determinação visa preservar o desenvolvimento adequado dos jovens e protegê-los de situações inapropriadas ou nocivas à sua formação pessoal e ética.
  • Prestação de horas extras: A lei proíbe a prestação de horas extras para os jovens aprendizes. Isso significa que eles não podem ser solicitados a trabalhar além da carga horária estabelecida em seus contratos, garantindo que não sejam submetidos a uma jornada excessiva de trabalho que possa prejudicar seus estudos, sua saúde e seu desenvolvimento integral.

Veja ainda:

A legislação trabalhista estabelece essas restrições para garantir um ambiente seguro, saudável e adequado para o desenvolvimento desses profissionais em formação.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça