Mães guardiãs 2023: como saber se foi aprovada para trabalhar (salário é de R$ 1.386)

Mães Guardiãs 2023 – A Prefeitura de São Paulo está analisando cadastros para escolher mais duas mil mães interessadas em trabalhar no Programa Operação Trabalho (POT), na modalidade Mães Guardiãs da Alimentação Escolar.

Um grande atrativo para a busca por interessadas é a bolsa auxílio no valor de R$ 1.386 por mês para aquelas que forem aprovadas nas avaliações e na triagem feita pelo Cate, após as inscrições já terem sido finalizadas.

Aqui no Guia do Ex-Negativado, confira mais detalhes sobre como funciona o programa, a quem se destina e como saber se foi aprovada após ter enviado a solicitação.

O que é e como funciona o programa Mães Guardiãs 2023?

O programa chamado de Mães Guardiãs representa uma ação que reúne a criação de fontes de renda, treinamento profissional e o aprofundamento dos laços entre mães, seus filhos e a comunidade escolar.

Em 2023, a prefeitura de São Paulo avança para uma nova fase do programa que teve início durante a crise da pandemia.

Segundo explica a a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, nos últimos anos, o projeto passou por adaptações para enfrentar a evasão escolar e agora se estende a uma nova abordagem direcionada à alimentação dos alunos da rede escolar.

Para as mães aprovadas, há uma carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia, para atuação no apoio das atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, na conscientização sobre problemas ambientais, no acolhimento de jovens alunos e melhoria de hábitos alimentares.

Como saber se foi aprovada no programa Mães Guardiãs 2023?

Após receber as informações, a equipe do Cate agora procede com uma triagem, no intuito de convocar, ainda em agosto, as mulheres que atendam aos requisitos do POT.

Sendo assim, o próprio Cate é quem está realizando o contato telefônico direto com as mães que enviaram solicitações no site da prefeitura.

Outra possibilidade para saber se foi aprovada é acessando seu cadastro no site do Cate ou comparecer a uma unidade do Cate.

Caso tenha sido aprovada, as pré-selecionadas deverão apresentar os documentos necessários como prova das informações fornecidas. Isso será essencial para formalizar a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade nas unidades do Cate.

As interessadas devem atender a certos critérios, incluindo:

  • Ter idade entre 18 e 59 anos;
  • Residir na capital;
  • Estar desempregadas por mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego no momento;
  • Além disso, outros requisitos incluem uma renda familiar que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa na família; e
  • Ter um filho matriculado na rede municipal de ensino.

Leia também:

Deixe um comentário