Meu marido recebe seguro-desemprego, tenho direito ao Auxílio Brasil?

02/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Meu marido recebe seguro desemprego, tenho direito ao Auxílio Brasil? Descubra se as regras dos programas são compatíveis e quais são elas.

Publicidade

Meu marido recebe seguro-desemprego, tenho direito ao Auxílio Brasil? O pagamento do benefício para desempregados, assim como o decorrente do programa de redistribuição de renda, possuem requisitos diferentes.

O Auxílio Brasil, atualmente Bolsa Família, garante um repasse de valores para famílias de baixa renda enquanto elas mantiverem essa condição.

Por outro lado, o seguro desemprego é temporário, dura entre 3 e 5 meses e é de direito de quem perdeu o emprego sem justa causa.

Confira como funcionam as regras de cada um e se elas permitem o recebimento simultâneo dos benefícios pela mesma família.

Leia ainda:

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

Pode receber o Auxílio Brasil, que hoje leva o nome Bolsa Família – título original do programa de redistribuição de renda – tem como alvo as famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Por isso, apenas pode recebê-lo quem tem renda familiar per capita, isto é, por pessoa, de até R$ 218.

Para saber se é o caso da sua família, some todas as rendas (aposentadorias, pensões, salários, etc.) e divida o resultado pelo número de pessoas que reside conjuntamente.

Além disso, para receber o benefício a família precisa estar cadastrada no Cadastro Único. Para isso, deve buscar atendimento em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Quem pode receber o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício que é pago apenas para quem sofrer dispensa sem justa causa e:

  • Não possuir renda paralela, com exceção do auxílio-acidente e da pensão por morte;
  • Trabalhar pelo tempo mínimo:
    • 1° pedido: 12 meses em 18 meses;
    • 2° pedido: 9 meses em 12 meses;
    • 3° pedido: 6 meses em 6 meses.

Meu marido recebe seguro desemprego, tenho direito ao Auxílio Brasil?

A princípio não, pois embora o Bolsa Família não exija ausência de renda, mas um teto para ela, o seguro desemprego requer que o beneficiário não tenha qualquer fonte de rendimentos.

Por isso, o cadastro do trabalhador como membro de família que recebe o Bolsa Família tira dele o direito de receber as parcelas do seguro para desempregados.

A única exceção corresponde ao caso em que os cônjuges residem em casas diferentes. Afinal, nesta hipótese o marido que recebe seguro desemprego não faria parte do grupo familiar registrado para fins de Bolsa Família.

Cabe ressaltar que após o prazo de pagamento do seguro-desemprego a família pode receber o Auxílio Brasil sem que isso fira as regras de qualquer um dos benefícios.

Isso, é claro, desde que respeite o teto de renda do programa de redistribuição de renda.

Veja também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa