,

Nova licença-paternidade com 4 meses? O que pode mudar

15/12/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Muita gente na expectativa de uma possível “nova licença-paternidade”, onde os pais poderiam ter os mesmos 120 dias da licença-maternidade.

Publicidade

Nova licença-paternidade? – No desdobramento recente sobre a licença-paternidade no Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) em votação unânime ontem (14), decidiu que cabe ao Congresso Nacional criar uma lei específica para regulamentar a licença-paternidade no país.

Essa resolução assume especial importância ao considerarmos que, mesmo após 35 anos da inclusão do benefício na Constituição Federal de 1988, a falta de uma legislação detalhada gerou incertezas na aplicação desse direito fundamental.

Acompanhe conosco os desdobramentos dessa determinação e os possíveis impactos no cenário da licença-paternidade no Brasil.

Por que isso aconteceu? Podemos esperar uma nova licença-paternidade?

A análise da Corte Suprema considerou a omissão inconstitucional do Congresso, uma vez que não foi criada uma lei específica para detalhar a licença-paternidade.

Atualmente, a legislação define um período padrão de 5 dias para a licença-paternidade, mas sem uma regulamentação mais precisa, não há parâmetros claros sobre como esse benefício deve ser aplicado.

Veja ainda:

Próximos Passos e Mudanças Esperadas

Com a determinação do STF, a bola agora está com a Câmara e o Senado, que têm 18 meses para criar uma legislação abrangente para a licença-paternidade.

Isso não afeta apenas os trabalhadores urbanos, mas também os rurais, ampliando o alcance da regulamentação.

Esse prazo representa uma oportunidade para os parlamentares reavaliarem os atuais 5 dias de licença-paternidade, podendo decidir por aumentar esse período ou até mesmo equipará-lo ao tempo concedido às mães.

Desse modo, poderia surgir uma “nova licença-paternidade”, semelhante aos 120 dias (4 meses) da licença-maternidade. 

Inclusive, os ministros seguiram a proposta de Luís Roberto Barroso, presidente do STF e relator da ação, que ajustou a ideia inicial de equiparar a licença-paternidade à licença-maternidade em 120 dias na ausência de ação legislativa.

Situações que garantem tempo superior aos 5 dias de hoje

Hoje, alguns pais já podem ter um tempo superior aos 5 dias convencionais de licença. Veja em quais situações:

  • 20 dias: destinados a trabalhadores vinculados a empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã;
  • 120 dias: aplicáveis a pais solteiros, cônjuges em caso de adoção (sendo que apenas um dos membros do casal pode aderir à licença) e a um dos parceiros em um casal homoafetivo no caso de nascimento ou adoção de um filho.

Expectativas para uma “nova licença-paternidade” com tempo superior

O aumento da licença-paternidade pode ter impactos significativos, possibilitando que os pais assumam um papel mais ativo nos primeiros meses de vida dos filhos.

Além disso, pode contribuir para a promoção de uma cultura em que a responsabilidade dos cuidados não recai exclusivamente sobre as mães.

Portanto, a perspectiva é que essa alteração incentive uma participação mais igualitária dos pais na criação dos filhos, alinhando-se a movimentos que visam desconstruir estereótipos de gênero.

Acompanhar as próximas etapas desse processo se torna essencial para, desse modo, entender como o cenário da licença-paternidade se desdobrará no país nos próximos anos.

Veja ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça