Onde fica o número do requerimento do seguro-desemprego?

26/10/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra onde fica o número do requerimento do seguro desemprego e veja o prazo e o passo a passo para solicitar o benefício.

Publicidade

Saber onde fica o número do requerimento do seguro-desemprego agiliza o seu processo de solicitação do benefício após a perda de emprego.

Ainda que seja possível dar entrada no benefício pela internet, você precisa ter em mãos alguns documentos e informações exigidas no procedimento.

O que é o número do requerimento?

O número do requerimento é um código formado por 10 dígitos e que identifica uma rescisão contratual quanto ao formato dela (dispensa sem justa causa) e as partes (trabalhador e empregador).

Ele será importante no momento da solicitação do benefício, pois o sistema o exige.

Onde fica o número do requerimento do seguro-desemprego?

Esse número fica na guia de seguro-desemprego, um documento que deve ser entregue ao trabalhador, pelo empregador, na homologação da rescisão.

O número, formado por 10 dígitos, fica presente no canto superior esquerdo do documento. Por isso, tenha-o em mãos no momento de iniciar a solicitação do benefício.

Como dar entrada no seguro-desemprego pela Carteira de Trabalho Digital?

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital é um dos canais disponíveis para o pedido de seguro-desemprego online.

Veja o passo a passo de como usá-lo para alcançar o auxílio:

  • Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Em seguida, faça o login com CPF e senha do cadastro Gov.br;
  • Na página inicial, clique em Benefícios e, depois, em Seguro-desemprego;
  • Então, localize onde está o número do requerimento do seguro desemprego, nas guias entregues pelo empregador na rescisão;
  • Informe o número formado de 10 dígitos e preencha as demais informações necessárias;
  • Por fim, você também pode informar uma conta bancária (pessoal e individual) para que haja o depósito automático do seguro desemprego;
  • Termine conferindo os dados informados, leia e aceite os termos e confirme a solicitação.

Depois, você pode acompanhar o seu requerimento de seguro desemprego dentro do mesmo aplicativo. A liberação do benefício, em caso de aprovação, ocorre em 30 dias.

Qual o prazo para dar entrada no seguro-desemprego após a demissão?

O trabalhador pode pedir o seguro-desemprego dentro do prazo de 7 a 120 dias após a rescisão contratual.

Contudo, a limitação do pedido ao 120° dia após o desemprego decorre de uma Resolução do CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), e não decorrente da lei.

Por isso, há o entendimento de que mesmo que haja a extrapolação deste prazo, ainda assim é possível fazer o requerimento de seguro desemprego.

É isso o que entendeu, em recente decisão unânime, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O relator, desembargador Rogerio Favreto, manifestou-se assim:

“a Lei nº 7.998/90 não estipula prazo máximo para o requerimento do benefício, apenas prevendo o termo inicial para a realização do pedido, conforme dispõe o artigo 6º: ‘o seguro-desemprego é direito pessoal e intransferível do trabalhador, podendo ser requerido a partir do sétimo dia subsequente à rescisão do contrato de trabalho’.

Conquanto se reconheça a possibilidade de a Administração disciplinar, por meio de ato normativo infralegal, os procedimentos necessários ao recebimento do benefício na via administrativa, não lhe é dado estabelecer condições que impliquem a perda do direito previsto em lei, sem o respectivo amparo legal”.

Portanto, mesmo quem perder o prazo de 120 dias, ainda pode fazer o requerimento de seguro-desemprego.

Em caso de negativa pelo MTE, o cidadão pode recorrer no mesmo sistema, bem como tem o direito de ajuizar uma ação para obter o benefício.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça