,

Prazo determinado definido em dias: o que é e como funciona o contrato de trabalho

06/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Entenda o que significa um contrato com prazo determinado definido em dias, bem como os tipos de vínculo dessa natureza e suas regras.

Publicidade

Prazo determinado definido em dias – Enquanto alguns contratos não tem previsão de data para terminar, outros têm prazo determinado definido em dias. Com isso, tanto o trabalhador quanto o empregado sabem, desde logo, quando o vínculo terminará.

Todavia, a aplicação de prazo final para um contrato de emprego possui regras específicas.

Saiba, no Guia do Ex-Negativado, quais são elas e conheça os tipos de contratos com prazo final previamente estipulado.

O que quer dizer “prazo determinado definido em dias”?

Isso significa que o contrato de emprego tem data para terminar.

A determinação dela ocorre pela aplicação de um número específico de dias que pode variar entre 90 e 720 dias.

Tipos de contrato por tempo determinado

O tempo previamente estipulado para duração de um contrato pode ser em dias ou meses.

Isso não muda o fato de que na firmação do vínculo as partes já sabem até quando ele se manterá.

1 – Contrato de experiência

O mais conhecido contrato por prazo determinado definido em dias é o contrato de experiência.

De acordo com a lei, ele pode ser de até 90 dias.

Ele serve como um período experimental para que o trabalhador e o empregador entendam se há compatibilidade entre eles e se é possível manter uma relação de emprego frutífera para ambos.

O contrato pode ser prorrogado, durante sua duração, uma única vez.

Além disso, 90 dias correspondem ao tempo máximo e mesmo com a prorrogação o vínculo experimental não pode ultrapassar esse marco.

No fim do contrato de experiência que é determinado em dias as partes podem convertê-lo em contrato por tempo indeterminado. Assim, mantêm-se o vínculo.

2 – Contratação por necessidade de atividades transitórias

Outra possibilidade de aplicação do contrato de trabalho com prazo determinado definido é para a realização de atividades ou prestação de serviços de natureza transitória.

Todavia, aqui a definição do tempo máximo do vínculo não é em dias, mas em meses.

O prazo para manutenção dele é de 24 meses, mas as partes podem estipular duração inferior.

Quais são as diferenças entre os contratos por tempo indeterminado e os com prazo determinado?

As diferenças residem em algumas questões rescisórias e, claro, no prazo do vínculo.

Resumindo, o contrato por tempo indeterminado não possui data de término previamente definida e pode ser encerrado a qualquer momento, por vontade de uma das partes.

Já o contrato com prazo determinado tem uma data específica de encerramento, e o não cumprimento do período estipulado pode resultar em indenização.

Além disso, os contratos com prazo determinado não concedem multa de FGTS ou aviso prévio em caso de rescisão. Basta que terminem na data previamente estipulada.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça