Qual é o valor do auxílio por incapacidade temporária? Aprenda calcular

Qual é o valor do auxílio por incapacidade temporária? O benefício é pago pelo INSS para trabalhadores que foram afastados de suas atividades laborais em razão de problemas de saúde.

Desse modo, ele garante ao cidadão uma remuneração durante o período destinado à sua recuperação, em que o contrato de trabalho está suspenso.

O valor não é fixo, porém. Ele varia de acordo com cada trabalhador, pois depende do valor do salário de contribuição à Previdência Social. Veja no Guia do Ex-Negativado como funciona e como é o cálculo.

O valor do auxílio por incapacidade temporária é igual ao salário mensal?

Não, pois diferentemente do que acontece no salário-maternidade, por exemplo, o benefício não depende da remuneração mensal, e sim da média dos salários de contribuição.

Desde a Reforma Previdenciária de 2019, o auxílio-doença corresponde a 91% da média dos salários de contribuição de toda a vida de um trabalhador.

Todavia, possui algumas limitações que merecem atenção no cálculo.

Qual é o valor do auxílio por incapacidade temporária?

De modo geral, o valor corresponde a 91% da média de todos os salários de contribuição ao INSS.

Contudo, o valor não pode ser superior à média das últimas 12 remunerações do trabalhador.

Como calcular o valor do auxílio-doença?

Para descobrir qual é o valor do auxílio por incapacidade temporária que você pode receber, basta seguir os passos abaixo.

Faça a média dos salários de contribuição

Primeiramente, some todos os salários de contribuição, desde 1994. Logo depois, faça a média.

Por exemplo, se forem 32 contribuições, será necessário somá-las e, depois, dividir o resultado por 32.

Descubra o valor de 91% da média dos salários de contribuição

Depois de descobrir a média dos salários de contribuição, confira quanto corresponde a 91% dela, que poderá ser o valor do auxílio por incapacidade temporária.

Basta multiplicar a média obtida acima por 0,91.

Média dos últimos 12 salários de contribuição

Por fim, chegou o momento de saber a média dos seus 12 últimos salários de contribuição. Por isso, some-os e depois divida-os por 12.

Caso o resultado seja inferior ao obtido no item anterior (91% da média dos salários de contribuição), o valor do auxílio por incapacidade temporária será a média salarial dos últimos 12 meses.

Por outro lado, caso 91% da média das contribuições de toda a vida sejam inferiores à média dos últimos 12 meses, o primeiro valor é que será utilizado.

Deixe um comentário