Call us now:
A liberação do FGTS 2023 conta com várias modalidades, que incluem o saque-rescisão, aniversário, por doença, dentre outros.
Uma que surgiu nos últimos anos e que permitiu a milhões de trabalhadores o saque do FGTS em parte ou em todo foi a emergencial/extraordinária.
Ela tinha como exigência tão somente a existência de saldo do Fundo de Garantia. Veja no Guia do Ex-Negativado se ela se aplica neste ano e quem poderá sacá-la.
Vai ter liberação do FGTS emergencial em 2023?
Ao que tudo indica, não, especialmente porque até o momento não houve qualquer manifestação do poder público neste sentido.
Além disso, o Fundo de Garantia extraordinário/emergencial decorreu de situações específicas, que demandavam a liberação de valores extras à população.
Não por acaso, ele se manteve ativo nos anos de 2020 e de 2021, nos quais o mundo todo enfrentou a pandemia de Covid-19, que não apenas atingiu o sistema de saúde, mas também empregos e economia.
Outro ponto importante é que nestes anos outros benefícios foram afetados. Por exemplo, em 2021 não houve pagamento de abono salarial PIS/Pasep.
Desse modo, a liberação do FGTS emergencial à época serviu para cobrir buracos deixados pela situação pela qual o país passava e a ausência de outros auxílios.
Liberação do FGTS 2023 inclui diversas modalidades
Ainda que o saque extraordinário/emergencial não deva ocorrer neste ano, existem diversas situações que permitem o saque do FGTS. Conheça algumas delas:
- Saque-rescisão, com exceção para quem aderiu ao saque-aniversário;
- Saque-aniversário, em caso de adesão;
- Doença grave;
- Compra de imóvel residencial;
- Desemprego ininterrupto por 3 anos ou mais;
- Aposentadoria;
- Aniversário de 70 anos;
- Calamidade pública.
Cada tipo de liberação do FGTS 2023 possui suas próprias regras e aplicações. Afinal, o Fundo de Garantia não é um benefício de livre saque, o que decorre especialmente de sua natureza protetiva.
Quanto tempo leva a liberação do FGTS?
Isso dependerá, sempre, da modalidade a qual estamos nos referindo. Por exemplo, o saque-rescisão fica disponível cerca de 10 a 15 dias após o fim do contrato e permite transferência para uma conta bancária em até 5 dias úteis.
Por outro lado, o saque-aniversário somente fica disponível no início do mês de aniversário do trabalhador, até o último dia útil do segundo mês subsequente a ele. Além disso, sua transferência também ocorre em até 5 dias após disponibilização.
Já no caso de saques decorrentes de compra de imóvel ou de doença grave, a liberação do FGTS 2023 dependerá da análise documental. Portanto, isso varia de acordo com a classe de disponibilização.
Leia também:
- Soropositivo tem direito a algum benefício? E como fica o saque do FGTS? Fique por dentro
- Posso sacar meu FGTS todo? As condições quem permitem saque integral
- Quantas vezes posso sacar o FGTS por doença? Posso requerer mensalmente? Veja
- Empréstimo do saque-aniversário do FGTS: Como funciona? Quem pode antecipar? Veja