Soropositivo tem direito a algum benefício? E como fica o saque do FGTS? Fique por dentro

29/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra se o soropositivo tem direito a algum benefício e quais são as proteções que a lei garante aos infectados por HIV.

Publicidade

Soropositivo tem direito a algum benefício? Pois saiba que a resposta é sim! Quem convive com o vírus do HIV possui uma série de garantias legais.

Dentre elas estão a não divulgação do diagnóstico, bem como o acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, também é possível alcançar benefícios do INSS e isenção do Imposto de Renda. Saiba mais e veja como funciona, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Benefício para soropositivo: Conheça direito que paciente tem

As pessoas portadoras do HIV têm uma série de proteções que são garantidas pela lei. Conheça as principais delas.

Auxílio-doença

Um dos direitos para quem é soropositivo é o auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária.

É possível ter acesso a ele a partir de qualquer doença incapacitante que requeira o afastamento das atividades laborais por mais de 15 dias.

Aposentadoria por incapacidade permanente

Soropositivo tem direito ao benefício da aposentadoria por incapacidade permanente, mas apenas quando estiver 100% incapacitado de prestar serviços para manter sua subsistência.

Neste caso, o trabalhador deverá passar por uma perícia do INSS que irá analisar a existência ou não da condição incapacitante.

Proteção contra a dispensa sem justa causa

De acordo com a Súmula 443 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), presume-se discriminatória a dispensa de trabalhador soropositivo, o que lhe dá direito à reintegração ao cargo.

DISPENSA DISCRIMINATÓRIA. PRESUNÇÃO. EMPREGADO PORTADOR DE DOENÇA GRAVE. ESTIGMA OU PRECONCEITO. DIREITO À REINTEGRAÇÃO.
Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.

Desse modo, quem convive com o HIV conta com a proteção da manutenção do vínculo de emprego.

A empresa até pode dispensá-lo, mas deverá comprovar o motivo que levou a isso, mesmo que na categoria da dispensa sem justa causa, o que dificulta a rescisão.

Soropositivo tem direito ao saque do FGTS

Além disso, quem convive com o vírus HIV, com ou sem a manifestação da AIDS, pode requerer o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em razão de doença.

Neste caso, o trabalhador pode sacar o 100% do saldo das contas do Fundo.

Para isso, basta requerer o resgate dos valores no site ou aplicativo FGTS.

Saiba mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?