Que horas cai o seguro-desemprego? Saiba detalhes dos pagamentos

16/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira que horas cai o seguro-desemprego e o dia de pagamento. Ainda, saiba como consultar e quem tem direito ao benefício!

Publicidade

Saber a que horas cai o seguro-desemprego na conta é uma forma de se organizar para pagamentos de contas e outras despesas. O valor se volta às pessoas que perderam o emprego e não possuem renda.

Saiba no Guia do Ex-Negativado como funciona o pagamento do benefício de desemprego. Confira os horários de liberação dos valores e os dias em que eles são pagos.

Que horas cai o seguro-desemprego?

Não há um horário fixo para o pagamento do benefício de desemprego. Em geral, ele ocorre durante o horário de atendimento da Caixa Econômica, embora possa se estender até as 21h.

Para saber se houve o pagamento, quem indicou uma conta bancária para receber o benefício pode acompanhar o saldo dela. A mesma coisa se aplica para quem receber no Caixa Tem.

Além disso, outras consultas sobre o direito ao seguro-desemprego e o pagamento dele podem ser feitas nos aplicativos Caixa Trabalhador, Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital.

Que dia cai o seguro-desemprego?

O pagamento ocorre apenas em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Quando o dia de liberação coincidir com o final de semana ou feriado, será postergada para o primeiro dia útil subsequente.

A exceção diz respeito aos trabalhadores que possuem contas na Caixa Econômica.

Afinal, eles podem receber o benefício aos sábados. Porém, a restrição de pagamentos aos domingos também se aplica a eles.

Em geral, o seguro-desemprego cai 30 dias após a sua solicitação. Isto, é claro, desde que o direito ao recebimento dele pelo requerente seja reconhecido.

Seguro-desemprego caiu? Então saiba como sacá-lo na boca do caixa!

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Como brevemente dito anteriormente, o benefício se volta às pessoas que estão em situação de desemprego. Contudo, a ausência de emprego deve decorrer de dispensa sem justa causa.

Ou seja, apenas recebe o seguro-desemprego quem perdeu o emprego de forma involuntária. Ainda, a pessoa não deve ter outras fontes de renda, assim como cumprir requisitos de tempo de serviço.

Em geral, recebe o benefício quem:

  • Está em situação de desemprego por dispensa sem justa causa;
  • Não tem outro vínculo de emprego ou renda de outra origem;
  • Não recebe benefício previdenciário (com exceção do auxílio-acidente e da pensão por morte).

Quanto ao tempo de serviço, há um número mínimo de meses de trabalho de acordo com o número do pedido:

  • 1°: 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses;
  • 2°: 9 meses de trabalho nos últimos 9 meses;
  • 3°: 6 meses de trabalho no período imediatamente anterior à dispensa sem justa causa.

Veja ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa