Tem como tirar juros do cartão de crédito? O que pode ser feito para lidar com o problema

22/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como tirar juros do cartão de crédito e conheça dicas para controlar as dívidas dos seus cartões e ter mais equilíbrio nas finanças.

Publicidade

Muitas pessoas buscam alternativas de como tirar juros do cartão de crédito. Afinal, eles são os principais vilões dos rombos no orçamento, especialmente quando a fatura supera o orçamento mensal.

Recentemente o Ministério da Fazenda anunciou que estuda medidas para reduzir os juros no país. Para isso, considera lançar um teto para os juros rotativos, referentes aos valores não pagos dentro do prazo.

Enquanto essa medida não é apresentada em detalhes, todavia, existem cuidados que podem ser tomados para melhorar sua situação financeira. Confira no Guia do Ex-Negativado quais são e cuide do seu bolso!

Tem como tirar os juros do cartão de crédito?

Não, não há como tirá-los completamente. Diferentemente da anuidade, que pode ser dispensada pelos bancos, os juros se aplicam quando não há cumprimento das obrigações do consumidor.

Por exemplo, quando ele paga somente parte da fatura, no pagamento mínimo.

Igualmente, em situações em que ele não quita os valores do cartão dentro do prazo.

Portanto, os juros do cartão de crédito se aplicam nestes casos, o que aumenta ainda mais o valor da dívida e pode torná-la uma bola de neve incontrolável.

Dicas para evitar os juros do cartão de crédito

Ainda que não seja possível retirar os juros, é possível evitá-los. Conheça algumas medidas para isso.

Acompanhe sua fatura

Em primeiro lugar, utilize o internet banking ou o aplicativo do seu cartão de crédito para acompanhar sua fatura.

Desse modo, saiba os valores ali inclusos e tenha mais controle ao usar o cartão.

Cuidado com parcelas

Outra dica para se livrar dos juros do cartão de crédito é com atenção às parcelas.

Muitas vezes pode parecer que elas são baixas; mas lembre-se de que há o acúmulo de uma série de outras parcelas, o que pode deixar o valor final bastante salgado.

Não pague apenas o valor mínimo da fatura

Evite pagar apenas o valor mínimo da fatura! Embora isso possa parecer uma solução, na verdade cria brechas para a aplicação de juros e multa.

Além disso, no próximo mês esse valor que ficou se somará com as parcelas da nova fatura, deixando-a ainda maior.

Negocie suas dívidas

Por fim, caso você já esteja em dívida com seu cartão, procure seu banco para negociar os valores em atraso.

Desse modo, é possível limitar os juros aplicáveis, bem como ter uma previsão de quitação completa da dívida.

Leia: Alerta vermelho: dívidas no cartão de crédito disparam no Brasil (7 dicas para contornar a crise)

Conheça mais dicas financeiras no App do Guia! Baixe-o agora e fique por dentro de benefícios, direitos, oportunidades de emprego, serviços financeiros e muito mais.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça