,

Trabalhei 5 dias e pedi demissão: o que é possível receber? Entenda

22/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Trabalhei 5 dias e pedi demissão: como ficam as verbas rescisórias? Saiba agora como funciona o término antecipado da experiência.

Publicidade

Trabalhei 5 dias e pedi demissão, como ficam as verbas rescisórias? Sofro descontos? Preciso cumprir aviso prévio?

O término do contrato de maneira precoce gera direitos ao trabalhador, mas também gera alguns prejuízos. Conheça os detalhes no Guia do Ex-Negativado e tire suas dúvidas.

Trabalhei 5 dias e pedi demissão: Quebra do contrato de experiência

O vínculo de emprego entre trabalhador e empresa inicia, geralmente, com um contrato de experiência.

Ele pode ser de até 90 dias e serve para que tanto empregado quanto empresa testem sua compatibilidade e a possibilidade de firmar um contrato por tempo indeterminado.

Por isso, o pedido de demissão com apenas 5 dias de trabalho gera uma quebra de contrato, pois não aguardou o prazo que foi estipulado entre as partes.

Isso, então, reflete nas verbas rescisórias, que são diferentes daquelas existentes no contrato por tempo indeterminado.

Trabalhei 5 dias e pedi demissão: O que recebo?

Primeiramente, o trabalhador terá direito ao saldo de salário. Ele corresponde ao número de dias pelos quais o empregado prestou serviços no mês.

Nesta hipótese, o saldo corresponde ao salário proporcional a 5 dias de prestação de serviços.

Além disso, o trabalhador teria direito às férias proporcionais no pedido de demissão, mesmo que antes do final do período de experiência, bem como ao 13° salário proporcional.

Contudo, ambas as verbas requerem ao menos 15 dias de trabalho no mês para que sejam validadas.

Desse modo, quem pede demissão com 5 dias de trabalho não cumpre com o tempo mínimo para contabilizar 1/12 de férias e de 13° salário.

Portanto, o trabalhador recebe, neste caso, tão somente o saldo de salário dos dias de prestação de serviços.

Veja também:

Pedi demissão no período de experiência; Quais as consequências?

O término antecipado do contrato por tempo determinado gera à outra parte o direito de ser indenizada.

No caso do pedido de demissão após 5 dias de trabalho, cabe ao empregado indenizar o empregador.

A indenização corresponde a 50% do valor que o trabalhador receberia até o final do contrato de experiência.

Por exemplo, no contrato de 45 dias de experiência, restariam 40 dias de vínculo. Assim, o trabalhador pagaria ao empregador 20 dias de salário.

Todavia, é possível que o empregador dispense a multa ou aplique-a em valor menor do que 50% dos salários restantes.

Além disso, muitos tribunais entendem que a aplicação da indenização somente se dá caso a empresa demonstre que sofreu algum prejuízo pela saída antecipada do trabalhador.

Confira também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa