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Cobrança indevida de energia elétrica – Um marceneiro aposentado e viúvo de 76 anos, residente no Reino Unido, viveu momentos de angústia e estresse após ser cobrado indevidamente pela multinacional de energia E.ON. Era uma dívida inexistente de quase £ 13 mil, o equivalente a cerca de R$ 70 mil. A informação é do jornal The Guardian.
O homem, cuja identidade foi preservada, sempre foi um pagador adiantado de suas contas de luz, utilizando um medidor de pré-pagamento.
No entanto, inexplicavelmente, ele começou a receber faturas regulares da empresa, acompanhadas de ameaças de ação judicial caso não quitasse a suposta dívida.
Cobrança indevida de energia elétrica: idoso começou a evitar visitas e atender telefonemas por temer ser cobradores
Segundo declarou o filho do aposentado ao jornal britânico, o idoso sofre de um problema cardíaco grave e, em função das cobranças que recebia, passou a adotar um comportamento diferente.
Foi forçado a economizar drasticamente seu consumo de eletricidade, e passou a depender de doações de comida para sobreviver, receando que a energia pudesse ser cortada.
“Ele tinha vergonha de contar à família sobre a ‘dívida’ e, aos poucos, parou de sair para juntar dinheiro. Não conseguimos entender por que, na parte mais fria do inverno passado, ele se recusou a ligar o aquecimento e parou de cozinhar as refeições, apesar de ter sido hospitalizado por causa de seu problema cardíaco”, contou seu filho.
A situação desencadeou um estresse intenso na vida do idoso, levando-o a evitar visitas ou mesmo atender telefonemas, por temer ser cobradores.
O drama foi tão profundo que o aposentado chegou a ponderar sobre encerrar sua própria vida, tamanho o desespero gerado pela cobrança injusta.
Empresa seguiu com cobranças
Mesmo diante das notificações da vulnerabilidade do aposentado e viúvo, a E.ON prosseguiu com as cobranças, ignorando até mesmo a reclamação feita por um de seus filhos à ouvidoria da companhia.
Somente em abril, após três meses de pesadelo, a empresa prometeu realizar uma investigação interna para solucionar o caso.
Contudo, para sua surpresa, logo em seguida enviaram uma carta informando que a dívida havia sido transferida para uma agência de cobrança, agravando ainda mais a situação.
Apenas recentemente, a E.ON reconheceu a inexistência das dívidas e atribuiu o problema a um “medidor atribuído incorretamente”.
Apesar disso, a empresa ainda enviou uma nova carta, desta vez exigindo o exorbitante valor de £ 20.537,82 do aposentado e estabeleceu um plano de pagamento que parecia interminável, só terminando no ano de 2.072.
Porta-voz da empresa de energia pede desculpas
Um porta-voz da E.ON expressou suas desculpas pelo ocorrido e assegurou que estão empenhados em investigar a fundo para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.
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No entanto, o dano causado ao idoso e sua família foi considerável, reforçando a importância de maior cautela e precisão nas operações administrativas das empresas, especialmente quando se trata de cobranças.