Por quanto tempo vale o atestado de doação de sangue? Esse atestado é um documento valioso não apenas pelo gesto humanitário que representa, mas também por seus benefícios legais e sociais. Em muitos países, incluindo o Brasil, este documento confere ao doador o direito a um dia de folga no trabalho, sem que isso resulte em prejuízo ao salário.
A lei trabalhista prevê aos doadores o direito à folga como medida que visa incentivar a população a doar; pois é um ato que pode salvar vidas.
Além disso, alguns estados e municípios também permitem o uso da doação de sangue para obtenção de vantagens, como a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
No entanto, é fundamental observar a validade do ato tanto para descontos em ingressos quanto para a obtenção da folga no trabalho. Caso contrário, o doador pode não receber as compensações esperadas.
Leia também:
- Quem pega atestado médico perde adicional de assiduidade?
- Peguei atestado de 3 dias, quando volto ao trabalho? Entenda a hora certa
Atestado de doação de sangue vale por quanto tempo?
A legislação brasileira estipula que a doação de sangue vale para um dia de folga no trabalho sem prejuízo ao salário.
Ou seja, o doador tem o direito a se ausentar do trabalho por um dia, com a devida remuneração, após realizar a doação de sangue.
É importante ressaltar que, para usufruir desse benefício, o doador deve apresentar o comprovante de doação de sangue emitido pela instituição responsável, o qual deve conter informações como data e local da doação.
Esse documento é fundamental para garantir o direito à folga remunerada.
Como funciona a folga por doação de sangue?
Aqueles que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada doze meses. Essa folga se aplica especificamente ao dia em que ocorre a doação de sangue.
Isso significa que a ausência do trabalhador é considerada válida, ou seja, ele não terá qualquer desconto em seu salário por estar ausente para fazer a doação de sangue.
Mas vale ressaltar que, se alguém, por exemplo, doar sangue em um sábado, mas não trabalhar nesse dia, não poderá faltar em outro para compensar o direito à folga.
No entanto, se a doação ocorrer em uma sexta-feira, dia em que normalmente se trabalha, o trabalhador poderá faltar ao trabalho sem que isso afete o seu salário.
Quantas vezes posso doar sangue no ano?
Para fins de folga trabalhista, a lei garante apenas um dia de folga por doação de sangue a cada doze meses.
Mesmo que o trabalhador tenha mais de um atestado de doação de sangue em menos de 1 ano, os documentos garantirão apenas 1 folga anual.
De acordo com as regras da doação, afinal, é possível doar sangue mais de uma vez por ano. Homens podem fazê-lo a cada 60 dias e, mulheres, a cada 90 dias.
Como funciona a meia entrada por doação de sangue?
Em alguns locais o atestado de doação de sangue dá direito não apenas à folga trabalhista, mas também ao desconto nos ingressos para eventos esportivos, culturais, artísticos, etc.
Este é o caso, por exemplo, dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Pernambuco. Igualmente, da cidade de Bauru, em São Paulo.
Na maioria das situações, ao doar uma única vez o cidadão tem direito a doze meses de benefício. Neste caso, então, o atestado de doação de sangue vale por 1 ano.
Não há uma lei nacional que garanta benefícios como a meia-entrada em todo o país. Desse modo, cabe ao doador conferir se em seu estado ou município existem leis estaduais e municipais, respectivamente, neste sentido.
Apesar da inexistência de uma norma federal que preveja o uso de atestado de doação de sangue como meia-entrada, o Projeto de Lei 462/2023, de autoria de Fernando Máximo (União/RO), propõe esta medida.
Confira ainda: