Atestado de doação de sangue vale por quanto tempo? Garanto meia entrada?

08/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira por quanto tempo o atestado de doação de sangue vale, como usá-lo para obter folga no trabalho e ingressos com descontos.

Publicidade

Por quanto tempo vale o atestado de doação de sangue? Esse atestado é um documento valioso não apenas pelo gesto humanitário que representa, mas também por seus benefícios legais e sociais. Em muitos países, incluindo o Brasil, este documento confere ao doador o direito a um dia de folga no trabalho, sem que isso resulte em prejuízo ao salário.

A lei trabalhista prevê aos doadores o direito à folga como medida que visa incentivar a população a doar; pois é um ato que pode salvar vidas.

Além disso, alguns estados e municípios também permitem o uso da doação de sangue para obtenção de vantagens, como a meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

No entanto, é fundamental observar a validade do ato tanto para descontos em ingressos quanto para a obtenção da folga no trabalho. Caso contrário, o doador pode não receber as compensações esperadas.

Leia também:

Atestado de doação de sangue vale por quanto tempo?

A legislação brasileira estipula que a doação de sangue vale para um dia de folga no trabalho sem prejuízo ao salário.

Ou seja, o doador tem o direito a se ausentar do trabalho por um dia, com a devida remuneração, após realizar a doação de sangue.

É importante ressaltar que, para usufruir desse benefício, o doador deve apresentar o comprovante de doação de sangue emitido pela instituição responsável, o qual deve conter informações como data e local da doação.

Esse documento é fundamental para garantir o direito à folga remunerada.

Como funciona a folga por doação de sangue?

Aqueles que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada doze meses. Essa folga se aplica especificamente ao dia em que ocorre a doação de sangue.

Isso significa que a ausência do trabalhador é considerada válida, ou seja, ele não terá qualquer desconto em seu salário por estar ausente para fazer a doação de sangue.

Mas vale ressaltar que, se alguém, por exemplo, doar sangue em um sábado, mas não trabalhar nesse dia, não poderá faltar em outro para compensar o direito à folga.

No entanto, se a doação ocorrer em uma sexta-feira, dia em que normalmente se trabalha, o trabalhador poderá faltar ao trabalho sem que isso afete o seu salário.

Quantas vezes posso doar sangue no ano?

Para fins de folga trabalhista, a lei garante apenas um dia de folga por doação de sangue a cada doze meses.

Mesmo que o trabalhador tenha mais de um atestado de doação de sangue em menos de 1 ano, os documentos garantirão apenas 1 folga anual.

De acordo com as regras da doação, afinal, é possível doar sangue mais de uma vez por ano. Homens podem fazê-lo a cada 60 dias e, mulheres, a cada 90 dias.

Como funciona a meia entrada por doação de sangue?

Em alguns locais o atestado de doação de sangue dá direito não apenas à folga trabalhista, mas também ao desconto nos ingressos para eventos esportivos, culturais, artísticos, etc.

Este é o caso, por exemplo, dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Pernambuco. Igualmente, da cidade de Bauru, em São Paulo.

Na maioria das situações, ao doar uma única vez o cidadão tem direito a doze meses de benefício. Neste caso, então, o atestado de doação de sangue vale por 1 ano.

Não há uma lei nacional que garanta benefícios como a meia-entrada em todo o país. Desse modo, cabe ao doador conferir se em seu estado ou município existem leis estaduais e municipais, respectivamente, neste sentido.

Apesar da inexistência de uma norma federal que preveja o uso de atestado de doação de sangue como meia-entrada, o Projeto de Lei 462/2023, de autoria de Fernando Máximo (União/RO), propõe esta medida.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa