Call us now:
Auxílio Brasil bloqueado recebe atrasado? Esta é uma dúvida bastante pertinente de quem é beneficiário do programa de redistribuição de renda e que sofreu um bloqueio no pagamento.
Afinal, é possível reaver os valores caso haja um desbloqueio futuro? É necessário voltar à fila do benefício? Para descobrir as respostas para essas perguntas, continue lendo e acompanhe o Guia do Ex-Negativado.
Auxílio Brasil bloqueado recebe atrasado?
Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária.
Com isso, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio da parcela.
O que leva ao bloqueio do Auxílio Brasil?
Existem diferentes questões que podem levar ao bloqueio do benefício. Por exemplo, a ausência de atualização dos dados a cada 2 anos.
Ou, então, a mudança de características da família de modo que ela não mais se enquadre nas regras do benefício. Da mesma forma, a identificação de inconsistências nos dados.
Outros motivos envolvem o descumprimento das regras do programa, como é o caso do acompanhamento de pré-Natal para gestantes ou a frequência escolar de crianças.
Meu Auxílio Brasil foi bloqueado; o que fazer para receber?
Nesse caso, quem está cadastrado como representante familiar no Cadastro Único deverá ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.
Ali, deve apresentar documentos que comprovem que a família ainda se enquadra nos requisitos do benefício. Assim, o CRAS encaminhará os dados para o Ministério da Cidadania.
O órgão possui um prazo de 30 dias para fazer a análise das informações e manter o bloqueio do benefício ou, então, liberá-lo. Neste último caso, quem teve o Auxílio Brasil bloqueado recebe atrasado.
Preciso voltar para a fila do Auxílio Brasil?
Caso a família comprove que sua situação está regular, ela não precisa voltar à fila do Auxílio Brasil que foi bloqueado para receber o atrasado ou as parcelas futuras.
Auxílio Brasil e Bolsa Família funcionam da mesma forma?
É importante entender, que Auxílio Brasil e Bolsa Família são nomenclaturas diferentes dadas a um mesmo programa social do governo federal.
O objetivo é combater a pobreza e a desigualdade, sendo destinado a famílias de baixa renda, que se enquadram em determinados critérios estabelecidos pelo governo.
Portanto, é possível afirmar que os dois funcionam exatamente da mesma forma, já que a única coisa que muda, de fato, é o nome.
Bolsa Família foi o nome criado pelo primeiro governo Lula (PT) e que retornou em 2023.
Já Auxílio Brasil foi o nome dado por Jair Bolsonaro (PL) entre 2021 e 2022.
Veja também:
- Recadastramento do Bolsa Família 2023: atenção ao prazo que está no fim
- Calendário Bolsa Família (Auxílio Brasil) 2023: atenção para receber em dia
- Como está o empréstimo Auxílio Brasil hoje? Fique por dentro
- Indenização Auxílio Brasil: como saber se tenho direito? Pode chegar a R$ 15 mil
- Auxílio Brasil cancelado? Saiba como recorrer para voltar a receber