Cálculo de rescisão por abandono de emprego: saiba o que entra e como fazer

30/01/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira o que entra no cálculo de rescisão por abandono de emprego e como funciona o fim do contrato de trabalho nesta situação.

Publicidade

O cálculo de rescisão por abandono de emprego determina qual valor será pago ao trabalhador caso o vínculo de emprego chegue ao fim por esse motivo. Nesta hipótese, ele tem direito a menos parcelas do que em outros formatos rescisórios.

O abandono de emprego se caracteriza pelo não comparecimento do trabalhador às suas atividades laborais. Para que se considere que ele o abandonou, todavia, exige-se um número mínimo de dias de ausência.

Caso o abandono se configure, o empregador pode promover a dispensa do empregado. Neste caso, há redução das verbas rescisórias cabíveis.

Por exemplo, o trabalhador deixa de ter direito ao seguro-desemprego ou ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Descubra quais são as verbas que compõem o cálculo da rescisão. Igualmente, veja como calcular os valores rescisórios que são de direito do empregado nesta situação.

Leia também:

Quantos dias de ausência configuram abandono de emprego?

A lei não estabelece qual é o número mínimo de faltas consecutivas para que se considere que o trabalhador abandonou seu emprego.

Todavia, os tribunais entendem que o período de 30 dias é suficiente para que esta situação se configure.

Portanto, quem se ausentar do trabalho por 30 dias ou mais e não justificar essa ausência – o que é possível com atestados médicos, por exemplo – poderá sofrer as consequências do abandono.

O que acontece no abandono de emprego?

O abandono de emprego pelo trabalhador dá ao empregador o direito de encerrar o vínculo empregatício por meio da dispensa por justa causa.

Desse modo, neste caso, o empregado não apenas corre o risco de perder seu emprego e remuneração, mas também de receber verbas rescisórias inferiores às que caberiam em situações como o pedido de demissão e a dispensa sem justa causa.

Quais são as verbas que entram no cálculo da rescisão por abandono de emprego?

A dispensa por justa causa possui um número reduzido de verbas rescisórias. Neste caso o trabalhador poderá receber apenas:

  • Saldo de salário;
  • Salário-família, caso seja beneficiário;
  • Férias vencidas com adicional de 1/3, caso existam.

Assim, o empregado deixa a ter direito às seguintes verbas:

  • Aviso prévio;
  • Férias proporcionais;
  • 13° salário proporcional;
  • FGTS;
  • Seguro-desemprego.

Como fazer o cálculo da rescisão por abandono de emprego?

Caso o trabalhador não tenha prestado sequer um dia de salário no último mês, não terá direito ao saldo de salário.

Caso haja a prestação de serviços em algum dia, basta dividir o salário por 30 e multiplicar o resultado pelo número de dias trabalhados.

Além disso, caso existam férias vencidas, deve-se multiplicar o salário por 1,33 para obter o valor desta verba rescisória.

Por fim, o salário-família será proporcional aos número de dias de trabalho do último mês.

Confira ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa