,

Fui demitido depois dos 45 dias de experiência; quanto é possível receber? Entenda

14/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O que recebo se fui demitido depois dos 45 dias de experiência? Conheça os diferentes cenários e as verbas cabíveis em cada um deles.

Publicidade

Fui demitido depois dos 45 dias de experiência, o que recebo? O período experimental serve para que trabalhador e empregador testem um ao outro e à compatibilidade laboral entre eles.

Ele corresponde a um contrato por prazo determinado que, por sua vez, possui suas próprias verbas rescisórias. Caso o vínculo termine  ao final da experiência, gera algumas verbas; se depois, outras.

Mas quais são elas? Veja no Guia do Ex-Negativado. Descubra quais são as verbas que se aplicam ao final do contrato de experiência nos diferentes cenários disponíveis.

Fui demitido depois dos 45 dias de experiência, o que posso receber?

Isso dependerá do cenário em que a dispensa ocorreu. Afinal, ela pode coincidir com o prazo final do contrato; ou, então, ocorrer após a prorrogação da experiência ou, ainda, após o final desta.

Rescisão do contrato ao final da experiência

Quando o empregador não deseja efetivar o trabalhador em experiência, precisa terminar o contrato de trabalho até o último dia do período experimental.

No caso do contrato de experiência de 45 dias, a dispensa deve acontecer no 45° dia. Nesta hipótese, o trabalhador recebe:

  • Saldo de salário;
  • FGTS (sem multa rescisória);
  • 13° salário proporcional;
  • Férias + 1/3 proporcionais.

Trabalhador demitido depois dos 45 dias de experiência sem prorrogação do contrato

A experiência somente dura pelo prazo contratual, que pode ser de 90 dias ou menos. Quando menor do que os 90 dias, é possível prorrogar o contrato dentro deste prazo.

Todavia, caso não ocorra a prorrogação da experiência, mas também não haja dispensa, considera-se que o contrato se converteu em vínculo por tempo indeterminado.

Isso, então, gera direitos ao trabalhador. Por exemplo, ele passa a ter acesso à multa sobre o FGTS, em caso de dispensa sem justa causa. Igualmente, ao aviso prévio e ao seguro-desemprego.

Aliás, caso depois dos 45 dias de experiência não haja a assinatura da prorrogação do período experimental, não há necessidade de um novo contrato. Automaticamente o contrato passa a ser por prazo indeterminado.

Portanto, quando o trabalhador é demitido depois dos 45 dias de experiência, sem a prorrogação do período experimental, receberá:

  • Saldo de salário;
  • FGTS + multa de 40%;
  • 13° salário proporcional;
  • Férias + 1/3 proporcionais;
  • Guias de seguro-desemprego;
  • Aviso prévio.

Final do contrato de experiência após sua prorrogação

De acordo com a lei, esse contrato pode ter até 90 dias. Portanto, quando ele inicialmente estipula 45 dias de experiência, admite prorrogação por mais 45 dias.

Quando isso acontece, existem duas possibilidades: a efetivação após os 90 dias de experiência ou a dispensa do trabalhador.

Caso essa demissão ocorra no 90° dia, o trabalhador receberá:

  • Saldo de salário;
  • FGTS (sem multa rescisória);
  • 13° salário proporcional;
  • Férias + 1/3 proporcionais.

Por outro lado, caso ocorra somente depois da efetivação, o trabalhador receberá, além dessas verbas, a multa de 40% sobre o FGTS, aviso prévio e guias de seguro-desemprego.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?