,

Como funciona o aviso prévio trabalhado? Tudo que precisa saber para não perder direitos

18/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra tudo sobre como funciona o aviso prévio trabalhado e quando ele se aplica! Saiba a duração do período, forma de remuneração e mais.

Publicidade

Como funciona o aviso prévio trabalhado? Esse período marca o final do contrato de trabalho e se dá entre a comunicação de demissão ou dispensa e a suspensão efetiva da prestação de serviços.

Ele pode ocorrer em duas situações: no pedido de demissão e na dispensa sem justa causa. Por isso, não se aplica ao acordo de rescisão ou à dispensa por justa causa.

Confira o período de duração e como ele funciona, hoje, no Guia do Ex-Negativado. Assim, veja como é a remuneração do período, quando ele é obrigatório e quando há diminuição na jornada.

Como funciona o aviso prévio trabalhado?

Existem duas situações em que ele pode ser colocado em prática: no pedido de demissão e na dispensa sem justa causa. No primeiro caso, o aviso prévio sempre exigirá a prestação de serviços. Contudo, sua existência dependerá da exigência do empregador.

Já no segundo caso, em que o trabalhador sofre a dispensa sem justa causa, o aviso prévio existirá de qualquer forma. Todavia, ele poderá ser trabalhado ou indenizado, e novamente é o empregador que decide seu formato.

Como funciona o aviso prévio trabalhado no pedido de demissão

Neste caso, o período sempre será de 30 dias. Sua contagem começa a partir do dia seguinte ao comunicado de demissão. Assim, o trabalhador presta mais um mês de serviços antes de suspender o vínculo com o empregador de uma vez por todas.

Aliás, nesta hipótese a remuneração do período corresponde a um salário adicional, correspondente exatamente aos 30 dias de serviços que o trabalhador prestou.

Aviso prévio na dispensa sem justa causa

Aqui, o aviso prévio funciona de modo um pouco diferente. Até um ano de vínculo de emprego, o período é de 30 dias. Porém, a partir de 12 meses de contrato de trabalho, ele ganha 3 dias para cada ano que se passar.

Por exemplo, quem sofrer dispensa sem justa causa após 3,5 anos de contrato terá direito a 30 dias mais 3 dias para cada ano de serviço. Ou seja, 39 dias de aviso prévio. Já quem tem 4 anos de serviço no momento da rescisão, tem direito a 42 dias de aviso prévio.

Na dispensa sem justa causa o aviso prévio pode ser indenizado ou trabalhado. No primeiro caso o trabalhador apenas recebe o valor do período, que também conta como tempo de serviço na carteira de trabalho.

Já quando o empregador exige a prestação de serviços, o aviso prévio trabalhado funciona com algumas características principais. Além de garantir o pagamento do salário proporcional ao período, também pode escolher entre:

  • Diminuir o aviso prévio em 7 dias ou;
  • Reduzir, na carga horária diária, 2 horas, todos os dias do período.

Essa redução na duração do aviso prévio trabalhado funciona para auxiliar o trabalhador a buscar uma nova colocação no mercado de trabalho e não impacta na remuneração do período.

Acordo de rescisão também possui aviso prévio

O acordo de dispensa não tem aviso prévio trabalhado, mas apenas indenizado. Neste caso, porém, o período cai pela metade. Portanto, quem tem 1 ano de contrato recebe, ao invés de 30 dias de remuneração pela parcela, apenas 15 dias.

Para saber mais sobre as parcelas rescisórias, tais qual o aviso prévio, acompanhe o App do Guia. Nele você aprende sobre direitos trabalhistas, assim como encontra noções de educação financeira e muito mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça