,

MEI atrasado por 2 anos: consequências e como regularizar

13/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O MEI atrasado por 2 anos implica em diversas consequências negativas para o microempreendedor. Saiba quais são e com regularizá-lo.

Publicidade

MEI atrasado por 2 anosO MEI, ou Microempreendedor Individual, é um jeito simplificado de abrir um negócio no Brasil. Ele foi criado para ajudar pessoas que querem trabalhar por conta própria, vender coisas ou oferecer serviços, mas sem toda a burocracia e impostos complicados que normalmente vêm com a abertura de uma empresa.

No entanto, nesse contexto, é importante ressaltar que, deixar o pagamento do MEI atrasado por 2 anos gera uma série de consequências ao microempreendedor.

Dentre as condições de manutenção da inscrição CNPJ enquanto MEI estão, afinal, o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) e o envio da declaração anual.

Quando esses requisitos são desrespeitados, então, o MEI sofre penalidades. Veja no Guia do Ex-Negativado quais são elas e como regularizar a sua situação.

MEI atrasado por 2 anos: O que pode acontecer?

O não cumprimento das regras do MEI por 24 meses – seja em relação aos recolhimentos ou declarações – leva ao cancelamento do CNPJ do microempreendedor.

O cancelamento requer a suspensão prévia da inscrição CNPJ. Ela tem duração de 30 dias e serve pra que o microempreendedor regularize sua situação.

Caso não o faça, ele perde o CNPJ e a sua inscrição enquanto microempreendedor, bem como todos os alvarás que possuía até então para atuar profissionalmente.

Posso reativar o MEI cancelado?

Não. Infelizmente, não há possibilidade de reverter o cancelamento do MEI atrasado por 2 anos. Todavia, isso não significa que o microempreendedor não possa constituir outro CNPJ.

Cancelamento do MEI por atraso no pagamento: Como ficam as parcelas atrasadas?

Diferentemente do que muitos acham, o cancelamento do MEI não faz com que as parcelas em atraso também sejam suspensas.

Em outras palavras, quando o cancelamento se dá em razão do pagamento do MEI atrasado por 1 a 2 anos, a dívida do microempreendedor permanece.

Assim, enquanto ele não quitá-la, poderá arcar com juros e com multas. Além disso, também estará em dívida com a Receita Federal e pode sofrer sanções.

Dentre elas está a inscrição na dívida ativa, bem como a negativação do nome do microempreendedor.

Como pagar as parcelas do MEI em atraso?

Seja por atraso inferior a 1 ano – que não gera cancelamento da inscrição – ou superior a este prazo, o microempreendedor deve regularizar sua situação financeira com a Receita Federal.

Para tanto, pode acessar as guias de pagamento DAS em atraso no Portal do Empreendedor ou pelo portal do Simples Nacional, pelo qual é possível parcelar a dívida em até 60 vezes.

Saiba mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça