Pensão por morte tem novas regras em 2023? Veja quem pode receber o benefício

23/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tem novas regras para a pensão por morte em 2023? Saiba quais são as normas que atualmente se aplicam ao benefício.

Publicidade

Pensão por morte tem novas regras em 2023? Em 2019 aconteceu a Reforma Previdenciária, que trouxe várias mudanças aos benefícios, inclusive ao cálculo da pensão do INSS.

Algumas dessas regras entraram em vigor gradualmente, como é o caso do reajuste da idade mínima para aposentadoria. Mas será que isso se estende à pensão? Existem novas normas em 2023?

Descubra isso aqui no Guia do Ex-Negativado. Continue a sua leitura e saiba quais são as normas que se aplicam, em 2023, aos pensionistas do INSS.

Existem novas regras da pensão por morte em 2023?

Não. As regras que mudaram em relação à pensão são de 2019, quando houve alteração do cálculo, bem como de 2020, quando se atualizou a tabela de idade para pensionistas.

Além disso, as novas regras da pensão por morte em relação ao cálculo foram, recentemente, confirmadas pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a sua constitucionalidade.

Quais são as regras que se aplicam à pensão por morte em 2023?

Confira as três principais regras do pagamento da pensão do INSS que se aplicam em 2023.

Quem recebe

Existem três grupos que podem ter direito à pensão por morte em 2023.

O primeiro tem prioridade sobre o segundo, que é prioritário ao terceiro. Somente um grupo pode receber o benefício por vez:

  • 1°: cônjuge ou companheiro e filhos com idade até 21 anos ou sem limite etário se pessoa com incapacidade;
  • 2°: pais;
  • 3°: irmãos com idade de até 21 anos ou sem limite etário se pessoa com incapacidade.

Valores

As novas regras da pensão por morte que surgiram em 2023m afetaram diretamente o seu cálculo. Antes era possível receber integralmente o valor da aposentadoria do falecido.

Ou, então, 100% do valor que ele receberia caso ainda não fosse aposentado e se aposentasse por incapacidade permanente.

Hoje os pensionistas garantem como valor básico 50% da aposentadoria que o cidadão já recebia ou que receberia em caso de aposentadoria por invalidez.

Assim, para cada beneficiário soma-se 10% ao valor-base.

Por isso, quando há esposa e dois filhos como pensionistas, eles recebem apenas 80% do valor. Veja como é o cálculo.

Tempo de recebimento

Por fim, a pensão também possui tempo de recebimento.

Para filhos e irmãos o pagamento vai até os 21 anos e somente se estende para além dessa idade em caso de incapacidade.

Para cônjuge ou esposo, por outro lado, o tempo de concessão, de acordo com as novas regras da pensão por morte, depende da idade que ele tinha na data de falecimento do companheiro.

Conheça a tabela de idade para receber pensão por morte e a quem se aplica

Saiba mais sobre os benefícios previdenciários, assim como auxílios assistenciais e trabalhistas. Para isso, baixe agora mesmo o App do Guia!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça