A possibilidade de sacar o vale-alimentação ou vale-refeição se mostra como uma boa ideia para aqueles meses em que o orçamento aperta e recursos adicionais são necessários. O benefício é pago por meio de um cartão específico. Ele não é de crédito nem de débito. Seu uso é exclusivo de estabelecimentos alimentícios.
Mas o que fazer caso precise do valor? É possível sacar os valores que não usei ao longo do mês? Como ficam os residuais? As respostas para estas perguntas você encontra aqui no Guia do Ex-Negativado.
Posso sacar o vale-alimentação ou vale-refeição em dinheiro?
Não. Uma vez que este benefício, assim como o vale refeição, possui natureza alimentar, não é possível sacá-lo para usá-lo de outras maneiras.
Portanto, é essa natureza específica que impede o uso dos valores para outros fins.
Isso, aliás, é o que justifica o pagamento do benefício em cartão específico, e não por depósito em conta junto ao salário.
Embora alguns estabelecimentos comerciais alimentícios ofereçam a possibilidade de saque do saldo do Vale-Refeição (VR) ou Vale-Alimentação (VA) sob o pagamento de taxas, isso corresponde a uma fraude.
Posso sacar o vale-alimentação ou refeição que sobrou ao final do mês?
Não. Mesmo que o trabalhador não use, ao longo do período, todo valor disponível para uso no mês, não será possível sacar o dinheiro em espécie.
É possível sacar VA e VR após 60 dias?
Não. Essa foi uma proposta de um projeto de lei de conversão no ano passado, mas recebeu veto pelo então presidente da época.
Por isso, não há possibilidade de saque após tal prazo.
Posso acumular o VA e VR de diferentes meses?
Sim, o benefício é cumulativo.
Desse modo, mesmo que você não o utilize integralmente ao longo do mês, poderá contar com o saldo residual no mês seguinte, quando ele se somará aos novos depósitos.
Onde posso usar o vale-alimentação e refeição?
Uma vez que não é possível sacar o vale alimentação ou o vale refeição, o uso deles se volta aos estabelecimentos comerciais de gênero alimentício.
O VA geralmente permite uso em mercados, mercearias, e padarias.
Por outro lado, o VR comumente se volta aos restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que oferecem pratos e alimentos prontos para o consumo.
Leia também:
- Ticket alimentação é descontado do salário? Fique atento e saiba como funciona o pagamento
- Vale-transporte: como funciona? É possível trocá-lo? Pode ser pago em dinheiro? Tire dúvidas
- Pode ter desconto no vale do dia 20? Entenda o adiantamento salarial e possíveis impactos
- O que é abono de férias? Suas férias podem valer muito mais