Call us now:
Após o pagamento de dívida, há um prazo para a retirada de protesto feito em cartório. Por isso, mesmo que o devedor quitar as pendências, o que lhe dá direito à suspensão dos registros, a limpeza do seu nome não será imediata.
Todavia, a manutenção do protesto não pode ser exagerada. Ou seja, ela somente pode durar alguns dias, tempo suficiente para o processamento do pagamento.
Entenda como funciona o protesto e seu cancelamento e fique por dentro de como deixar seu nome limpo novamente.
Leia também:
- Empréstimo para negativado autônomo: veja onde encontrar ofertas e opções
- Banco pode bloquear 30% do salário por dívida?
O que é protesto de dívida?
O protesto corresponde ao registro de uma dívida diante de um cartório.
Esse registro ocorre após o vencimento do prazo de pagamento sem que haja a quitação da dívida pelo devedor.
Assim, o credor pode ir até um cartório e requerer a inscrição da pendência. Isso é importante para que ele possa, futuramente, ajuizar uma ação de cobrança, por exemplo.
Após o registro da dívida, o cartório intima o devedor. Este, então, deve pagar os valores dentro de um prazo para evitar que haja o protesto.
Caso o pagamento ocorra, o protesto não chega a ser efetivado. Contudo, caso não ocorra, ele é formalizado.
Posso pagar o protesto após seu registro?
Sim, pode. Contudo, as taxas cartoriais, juros e eventuais multas de mora serão superiores às cabíveis antes do protesto ocorrer, efetivamente.
Além disso, após a lavratura do protesto de título – que ocorre caso o devedor não realize o pagamento dentro do prazo inicial, conforme intimação – o cartorário não poderá aceitar o pagamento.
Em outras palavras, o pagamento não ocorrerá no cartório, mas diretamente com o credor. Assim, o devedor deve buscá-lo para negociar a dívida e quitá-la.
Qual é o prazo para retirada do protesto após o pagamento da dívida?
Os cartórios têm até 5 dias úteis para processar o pagamento da dívida, reconhecê-lo e realizar o cancelamento do protesto.
Quem pode solicitar a suspensão do protesto de dívida?
Após o pagamento de uma dívida protestada, tanto o devedor quanto o credor poderão comprovar a quitação junto ao cartório e solicitar o cancelamento do protesto.
Qual é a diferença entre protesto e negativação?
O protesto corresponde ao registro da dívida em cartório. Por outro lado, a negativação é a sinalização, em birôs de crédito, da pendência de contas.
Enquanto a negativação somente pode se manter por até 5 anos, o protesto não caduca. Dessa maneira, ele pode se manter por anos a fio, até que haja a quitação da dívida.
Veja ainda: