Retorno do auxílio-doença após 30 dias gera estabilidade?

18/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira se o retorno do auxílio doença após 30 dias dá estabilidade aos trabalhadores e como funciona o período estável.

Publicidade

No retorno do auxílio-doença após 30 dias o trabalhador tem estabilidade? Esta é uma dúvida comum entre trabalhadores que são afastados do trabalho em razão de problemas de saúde.

Afinal, em alguns casos o afastamento lhes garante a impossibilidade de sofrerem dispensa sem justa causa. Desse modo, é possível, em algumas hipóteses, receber uma proteção sobre a manutenção do vínculo de emprego.

Contudo, isso se aplica apenas em casos pontuais. Saiba quais são eles, como funciona a estabilidade, sua duração e quem tem direito a ela.

Veja também:

Existe estabilidade após o retorno do auxílio-doença?

Não. No auxílio doença comum, que atualmente leva o nome de auxílio por incapacidade temporária, o empregado não tem acesso à estabilidade.

Ou seja, ele pode sofrer dispensa sem justa causa sem que isso configure uma lesão aos seus direitos.

O que não pode ocorrer é a dispensa durante o gozo do auxílio-doença. Afinal, no período de afastamento previdenciário o contrato de trabalho está suspenso, de modo que não pode sofrer alterações.

O retorno do auxílio-doença após 30 dias dá estabilidade?

Não. Independentemente da duração do auxílio-doença comum, ele nunca gera direito à estabilidade no emprego.

Portanto, não importa se o trabalhador ficou apenas alguns dias afastado ou se permaneceu longe de suas atividades por meses a fio. A dispensa sem justa causa é possível assim que ele retornar ao trabalho.

Quando o afastamento do trabalho gera estabilidade?

O trabalhador apenas se torna estável no trabalho quando seu afastamento ocorrer por:

  • Acidente de trabalho, inclusive ao longo do trajeto entre sua residência e o local em que presta atividades;
  • Doença relacionada ao trabalho, cujo desenvolvimento decorre das atividades profissionais.

Em ambos os casos o afastamento pelo INSS se dá pelo auxílio-doença acidentário (auxílio por incapacidade temporária acidentário). Ele é o benefício de código B91.

Nesta hipótese, o trabalhador tem direito a 12 meses de estabilidade após o retorno do auxílio-doença por acidente ou por doença correlata, que neste caso tem relação com as atividades de trabalho.

Portanto, o empregador não pode dispensá-lo, neste período, sem justa causa.

Apenas é possível que o trabalhador peça demissão, se assim o desejar, ou sofra dispensa por justa causa, que requer a ocorrência de situações previstas no artigo 482 da CLT.

O que acontece se o trabalhador com estabilidade sofrer dispensa?

Quando um trabalhador com estabilidade é dispensado, especialmente após retornar de um afastamento por auxílio-doença devido a um acidente, alguns direitos e procedimentos específicos entram em jogo.

Em primeiro lugar, a demissão durante o período de estabilidade gera ao trabalhador o direito à reintegração ao emprego, garantindo que ele possa retomar suas funções na empresa.

No entanto, caso a reintegração não seja possível ou desejada, há alternativas.

Uma delas é a substituição da reintegração pelo pagamento das remunerações correspondentes ao período de estabilidade.

Nesse caso, o empregador é obrigado a indenizar o trabalhador pelo período de estabilidade que foi interrompido pela dispensa.

Veja agora:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa