Call us now:
Quem sofreu dispensa sem justa causa ou fez acordo de rescisão tem como sacar o FGTS pelo aplicativo. Com isso, pode acessar a parcela rescisória do conforto da sua casa, sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica, Lotérica ou Caixa Aqui.
Aliás, essa é uma opção bastante interessante porque também não encontra limites de valores para resgate. Afinal, quando o saque é feito no caixa eletrônico da CEF ou nas suas representantes, somente é possível sacar até R$ 3 mil.
Ou seja, não faltam motivos para usar o aplicativo e facilitar a operação. Veja no Guia do Ex-Negativado o passo a passo para fazer o saque digital e tire suas dúvidas!
Como sacar o FGTS pelo aplicativo?
É possível realizar o saque do Fundo de Garantia pelo app FGTS. Ele está disponível para celulares Android e iOS e é gratuito, além de ser bastante intuitivo.
Veja o passo a passo para resgatar o valor após a rescisão do contrato:
- Para começar, acesse o aplicativo FGTS e faça o login com CPF e senha;
- Logo depois, na tela inicial do app, clique em “Meus saques” (disponível em cor laranja) e, então, em em “Minha conta bancária” > “Cadastrar conta bancária”;
- Por fim, termine de sacar o FGTS pelo aplicativo com as informações dos dados da sua conta (agência, conta e instituição bancária). Confira e confirme.
Aderi ao saque-aniversário, posso sacar o FGTS?
No caso de rescisão de contrato de trabalho de trabalhador que se inscreveu no saque-aniversário, não será possível resgatar o saldo do FGTS. Todavia, o trabalhador não perde a multa rescisória.
Isto é, ele pode usar o aplicativo para sacar a multa do FGTS. Ela é de 40% nos casos de dispensa sem justa causa e de 20% nos casos de acordo de rescisão.
A base de cálculo é a soma dos depósitos feitos, ao longo do contrato, em favor do trabalhador, e não o saldo atual.
Leia também: Como desbloquear FGTS bloqueado pelo saque aniversário? Entenda o que é necessário
Posso sacar o Fundo de Garantia pelo aplicativo em outras situações?
Sim, porém nem todas as modalidades de liberação do FGTS permitem ao trabalhador sacá-lo online. Este é o caso, por exemplo, do uso do Fundo de Garantia para uso no financiamento de imóvel residencial.
Neste caso, a solicitação e análise das condições é presencial.
Por outro lado, é possível sacar o FGTS pelo aplicativo em razão de doença grave, desemprego igual ou superior a 3 anos ininterruptos, aposentadoria, etc.
No caso da doença, todavia, será necessário anexar documentos que comprovem a situação de saúde.
Para conhecer melhor o FGTS e suas regras, assim como outros direitos que se reservam aos trabalhadores, acompanhe o App do Guia. Ele é um canal completo e gratuito com dicas e informações de oportunidades financeiras, produtos e serviços e benefícios. Baixe-o e confira!