Voltei de férias e fui demitido; o que recebo? O impacto no acerto trabalhista

Voltei de férias e fui demitido; o que recebo? Essa é uma situação bastante comum nas relações de trabalho, mas não retira direitos do trabalhador.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba o que se recebe neste cenário e quais são os direitos do empregado que sofre dispensa.

Voltei de férias e fui demitido, o que recebo?

Confira quais são os direitos rescisórios do trabalhador que sofre dispensa ao voltar de férias.

Saldo de salário

Primeiramente, o trabalhador tem direito ao saldo de salário ao ser demitido ao voltar de férias.

Ele corresponde aos dias trabalhados entre o retorno às atividades e o comunicado de rescisão.

Por exemplo, caso ocorra no dia da volta ao trabalho, será de 1 dia.

Para saber o valor do saldo de salário é necessário dividir o salário por 30. Depois, multiplicá-lo pelo número de dias efetivamente trabalhados no mês corrente.

Aviso prévio

O trabalhador que é demitido ao voltar de férias também tem direito ao aviso prévio, que pode ser trabalhado ou indenizado.

Ele é de 30 dias para o primeiro ano de vínculo e soma outros 3 dias para cada ano completo de contrato. Por exemplo, um contrato de 2 anos garante 36 dias de aviso prévio.

Férias proporcionais com adicional de 1/3

Outro direito do trabalhador que é demitido ao voltar de férias são as férias proporcionais referentes ao período aquisitivo em aberto.

Afinal, o repouso que ele tirou diz respeito às férias vencidas. Por outro lado, ele também está em um novo período aquisitivo.

Assim, basta dividir o salário por 12. Depois, multiplique o resultado pelo número de meses já conquistados desse novo período aquisitivo. Por fim, multiplique o resultado final por 1,33.

Décimo terceiro proporcional

A demissão do trabalhador que voltou de férias também garante o recebimento do 13° salário proporcional.

Basta verificar quantos meses do ano corrente foram trabalhados. Multiplique o número pelo valor de 1/12 do salário.

Seguro-desemprego e FGTS

Por fim, no caso da dispensa sem justa causa o trabalhador também tem direito ao saque do FGTS e às guias de seguro-desemprego para solicitar o benefício.

Posso pedir demissão depois de voltar de férias?

Sim! Assim como o patrão pode dispensar o trabalhador sem justa causa, o empregado também pode pedir demissão ao retornar das férias.

Posso sofrer dispensa durante as férias?

Não! Durante as férias o contrato de trabalho fica interrompido. Isto é, não há prestação de serviços, mas há recebimento de salários.

Portanto, o trabalhador não pode sofrer dispensa durante seu período de férias anual. Isso pode ocorrer, por outro lado, no retorno às atividades.

Leia também:

Deixe um comentário