,

2023 mais uma vez será um ano para investimento em renda fixa, apontam especialistas

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Expectativas para o cenário político e econômico faz com que os investidores optem mais uma vez pela renda fixa.

Publicidade

Renda fixa em alta – Após quatro meses de um novo ano e de um novo governo, já é possível fazer alguns levantamentos sobre os cenários políticos e econômicos. Para o mercado, ainda há muita instabilidade e incertezas, o que culmina no fato de que 2023 tem renda fixa em alta. Na verdade, essa é a continuação de uma tendência que já vem nos últimos anos.

As expectativas do mercado

Até então, as expectativas do mercado financeiro para o ano de 2023 não são as melhores.

Inclusive, a incerteza conseguiu se agravar ainda mais neste momento político tanto no Brasil quanto para o resto do mundo. Por exemplo, havia uma projeção em setembro do ano passado que o ano de 2023 iria encerrar com a taxa Selic em 11,25%.

No entanto, essa projeção já mudou e o novo relatório Focus de 10 de abril de 2023 mostra que o mais provável é que o ano termine com uma taxa Selic de 12,75%.

Isso contribui bastante para que o investidor fique temeroso em investimentos mais arriscados e prefira mais uma vez optar por investimentos de renda fixa.

Até o presente momento, esse tipo de investimento foi predominante no ano de 2023 e as expectativas é de que continue assim até o final do ano.

Isso tem se mostrado uma realidade até mesmo para os investidores com um perfil de maior risco. Na verdade, isso é o reflexo direto da taxa de juros alta em 2023 e das poucas chances de redução para o resto do ano.

O que justifica essa taxa de juros?

Atualmente, são muitos os embates de narrativas em torno da Taxa de Juros, a Selic, tanto entre o governo Lula (PT) e o Banco Central (BC).

No caso, é preciso lembrar que o BC utiliza o aumento da taxa de juros para impedir que haja aumento da inflação, como já vivenciada em outros tempos no país – e que fez enorme estrago na qualidade de vida dos brasileiros.

Atualmente, o foco é impedir a inflação que viria com a desoneração dos combustíveis.

Isso porque existe uma desconfiança quanto às contas do país por conta dos esforços em reduzir o preço dos combustíveis para o consumidor final.

Com um grande risco de inflação à vista, o Banco Central opta pelo aumento dos juros. Entretanto, também existem economistas que apontam que essa taxa tão alta já prejudica muito a economia como um todo.

Fonte: Estadão.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça