Atenção: ainda dá para sacar abono salarial 2023

16/11/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Ainda dá tempo de sacar o abono salarial de 2023! Os valores ficam disponíveis até o próximo mês; veja quem tem direito e como resgatar.

Publicidade

Sacar o abono salarial em 2023 ainda é uma possibilidade para quem tinha direito ao benefício, mas não o resgatou.

O valor, que pode chegar a R$ 1.320, volta-se tanto a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) quanto para servidores públicos (Pasep).

Mas fique atento! Os pagamentos feitos neste ano somente ficam disponíveis até o mês que vem; por isso, programe-se para sacá-los.

Até quando posso sacar o abono salarial 2023?

Os valores ficam disponíveis para saque ainda neste ano até o dia 28 de dezembro.

Quem tiver direito a ele, mas não o sacar esta data, terá a oportunidade de resgatá-lo no próximo ano, durante o novo calendário do PIS/Pasep.

Como saber se recebi o abono salarial?

Tanto os servidores públicos quanto os trabalhadores da iniciativa privada podem consultar o benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Além disso, quem recebe o PIS pode consultá-lo também pelo aplicativo Caixa Trabalhador e pelo Caixa Tem.

Por outro lado, quem recebe o Pasep e tem vínculo de emprego com o poder público pode consultá-lo por este link do Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS/Pasep em 2023?

Em 2023 o abono salarial teve como ano-base 2021. Portanto, suas exigências devem ser analisadas à luz do que aconteceu há dois anos.

Conforme as regras do PIS/Pasep, têm direito ao seu recebimento quem:

  • Trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada;
  • Recebeu salário de até 2 salários mínimos;
  • Constou na RAIS entregue pelo empregador;
  • Possui pelo menos 5 anos de inscrição PIS Pasep.

Como sacar o abono salarial 2023?

Os pagamentos do PIS, abono dos trabalhadores da iniciativa privada, são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Aqui há a transferência automática dos valores. Caso o trabalhador possua uma conta Caixa, recebe-os nela.

Por outro lado, quem não possui conta na instituição recebe os valores no Caixa Tem, com abertura automática de conta social.

Neste segundo caso, para sacar o abono salarial 2023, acesse o app Caixa Tem. Faça login com CPF e senha ou realize um cadastro.

Então, confira o saldo ali disponível. Caso ele exista, é possível sacar o PIS por transferência online para outra conta.

Ou, então, presencialmente em lotéricas, representantes Caixa Aqui e caixas eletrônicos CEF.

Além disso, também é possível sacar o PIS com o Cartão Cidadão. Use-o com a senha nos mesmos canais.

Já no caso dos servidores públicos, os pagamentos são feitos pelo Banco do Brasil.

Quem tem conta BB não precisa se preocupar em sacar o abono salarial 2023, pois o recebe automaticamente.

Por outro lado, quem não o tem pode solicitar o resgate neste link ou, então, diretamente em uma agência física da instituição bancária.

Veja ainda: Como entrar com recurso do PIS no Ministério do Trabalho? Passo a passo para recorrer

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça