Benefício concedido, quanto tempo para receber? Qual o prazo do INSS? Entenda

26/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quando o benefício é concedido pelo INSS, quanto tempo leva para receber? Saiba o prazo, como funcionam os pagamentos e o que fazer.

Publicidade

Quando o benefício é concedido, quanto tempo leva para receber? O recebimento da carta de concessão do INSS gera grandes expectativas, especialmente após a espera pela análise da solicitação do benefício, seja ele aposentadoria, pensão ou auxílios.

Além disso, a própria forma de pagamento dos benefícios previdenciários possui regras específicas. Descubra, no Guia do Ex-Negativado, como funciona e em quanto tempo você começa a receber os valores.

Benefício concedido: Quanto tempo leva para receber?

Após a concessão do benefício, o INSS possui prazo de até 45 dias para iniciar o pagamento. Aliás, este ocorre de acordo com o calendário previdenciário, que determina as datas de pagamento para o ano todo.

É isso que determina o Decreto-Lei 3048/1999 em seu artigo 174, que determina o tempo para receber benefício concedido:

Art. 174. O primeiro pagamento do benefício será efetuado até quarenta e cinco dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão.

Portanto, é necessário ter paciência, especialmente porque o pagamento pode levar até 1,5 meses para iniciar. Contudo, o beneficiário não perde as parcelas dos meses de espera.

A partir da apresentação de pedido de benefício ele garante que, em caso da concessão, os pagamentos ocorram retroativamente, desde a data da solicitação.

Por exemplo, considere alguém que pediu aposentadoria em setembro de 2022, mas somente obteve resposta em março de 2023. Neste caso, o primeiro pagamento considerará todos os valores aos quais o aposentado teria direito desde setembro.

Leia também: Calendário INSS 2023 já está disponível (confira datas do ano todo e do 13° do INSS)

O que fazer ao receber o benefício concedido?

Ao receber a carta de concessão de benefício do INSS, o beneficiário também é informado do banco e da agência em que ocorrerá o primeiro pagamento.

Então, ao receber os primeiros valores, é necessário ir até esta agência. Ali, é possível fazer o primeiro saque, requerer o cartão do INSS e, também, solicitar a transferência de agência.

Também é possível mudar o banco para receber as parcelas. Por exemplo, para o banco onde já tem uma conta corrente. Neste caso, vá até a instituição bancária onde você deseja receber o benefício concedido.

Como saber se vou começar a receber o benefício concedido?

Para isso, basta acessar o Meu INSS. Faça o login com CPF e senha e depois acesse o extrato. Assim, você poderá acompanhar o início das liberações dos benefícios sem sair de casa.

Quer saber mais sobre os benefícios que o INSS pode pagar à população e como recebê-los? Neste caso, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra informações preciosas sobre seus direitos e, também, sobre produtos e oportunidades financeiras. Não perca!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça