Brasileiros podem pagar mais caro por passagens aéreas no país

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

A situação econômica no país tem feito com que preços de todos os setores disparem e não seria diferente no mercado de passagens aéreas.

Publicidade

A situação econômica no país tem feito com que preços de todos os setores disparem e não seria diferente no mercado de passagens aéreas, com a expectativa de que o aumento nas tarifas continue acontecendo.

O principal motivo para a disparada de preços das passagens no Brasil se dá pela subida do valor do combustível. É o que as próprias empresas aéreas do país estão sinalizando para o mercado.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que o preço do querosene de aviação, combustível utilizado nos aviões, contabiliza uma enorme alta de 71% somente nos sete primeiros meses de 2022.

Há de ressaltar também que no ano de 2021 foi acumulado um aumento de 92% no valor desse combustível.

Ou seja, somando os anos de 2021 e 2022, o valor do querosene de aviação sofreu uma disparada de 163%. O impacto é visto direto no bolso dos passageiros com passagens cada vez mais caras.

CEO da Azul afirma que passagens aéreas podem virar ‘luxo’

Em publicação feita pelo portal UOL Economia, o CEO da companhia aérea Azul, John Rodgerson, afirma que o valor das passagens pode se tornar proibitivo para uma grande parcela dos brasileiros caso o preço do combustível continue aumentando no Brasil.

“Se o combustível está subindo e o dólar valorizando, a passagem vai ter de subir para a receita cobrir os custos. Mas não acredito que essa situação vai continuar assim, não vejo a guerra (na Ucrânia) durando para sempre”.

Presidente da Gol também sinaliza para aumento das passagens

Já Celso Ferrer, presidente e piloto da companhia aérea Gol. também admite que a empresa está sendo pressionada pela alta do valor do combustível para aviação.

Segundo ele, em publicação feita pelo UOL Economia, os custos operacionais subiram cerca de 20% em decorrência do combustível, que já é responsável por metade dos gastos da empresa.

“O combustível representava 30% do custo antes (da alta do petróleo decorrente da guerra na Ucrânia). Hoje, está perto de 50%. Não tem como desassociar uma coisa da outra”.

No que se diz respeito à Gol, a empresa viu suas ações caírem 62% na Bolsa de Valores no acumulado do ano de 2022 e chegaram a um patamar inferior ao de antes da pandemia de Covid-19.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça