Como funciona o pagamento de férias? Entenda tudo sobre o assunto

01/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra como funciona o pagamento de férias, quando ele acontece e qual é o valor. Também, tire outras dúvidas sobre o período!

Publicidade

A forma como funciona o pagamento de férias é diferente da quitação do salário. Afinal, ele ocorre antes do gozo do período de descanso e possui adicionais especiais.

O Guia do Ex-Negativado preparou para você hoje, 01 de setembro, um apanhado com as principais dúvidas e respectivas respostas sobre o assunto. Continue lendo e confira.

Como funciona o pagamento de férias? Confira as principais informações

Os trabalhadores formais têm direito a 30 dias de férias para cada 12 meses de prestação de serviços. Desse modo, somente passam a gozar desse período a partir do segundo ano de trabalho.

As férias garantem o afastamento total do trabalhador sem que haja prejuízo ao pagamento do salário. Contudo, a quitação é diferente, uma vez que ocorre antecipadamente e possui um adicional.

Além disso, há a possibilidade de uso do abono pecuniário de férias, situação na qual o trabalhador diminui o tempo de descanso, mas ganha uma contrapartida financeira. Saiba mais sobre o assunto, abaixo.

Qual é o valor do pagamento das férias?

A remuneração das férias se dá com base no valor do salário. Assim, 30 dias de férias garantem ao trabalhador o recebimento de um salário mais o adicional, que é de um terço da remuneração.

Desse modo, quem sai de férias por 30 dias tem direito de receber 1,33 do seu salário. Esse é um adicional de 33%.

Quando é feito o pagamento das férias?

Ele deve acontecer até 02 dias antes do início do período de descanso. Portanto, diferentemente do que ocorre com o salário, que é pago após a prestação de serviços, aqui o valor é concedido antes das férias começarem.

Além disso, é comum que o início das férias coincida com o início do mês. Nesse caso o trabalhador recebe o salário referente ao mês passado e o valor das férias, antecipado. Portanto, ao retornar de férias não há pagamento de um novo salário.

O que é abono pecuniário de férias?

como funciona o pagamento de férias
Como funciona o pagamento de férias? Entenda tudo sobre o assunto – Foto: Canva

Ele é popularmente conhecido como “venda de férias”. Ou seja, ele corresponde à situação em que o trabalhador abre mão de parte do seu período de descanso.

Ao fazê-lo e prestar serviços, ele ainda assim recebe pelo período integral de férias (com adicional de 1/3), que é de seu direito. Por outro lado, também receberá à parte os dias pelos quais trabalhou.

Qual é o valor do pagamento de abono de férias?

Ele é proporcional ao número de dias “vendidos”. A lei permite que haja a venda de até 1/3 das férias. Considerando-se alguém que tem direito a 30 dias de descanso, o abono será de 1/3 do salário.

Assim, o trabalhador recebera 1,33 salário correspondente às férias às quais tinha direito. Também, receberá 1/3 do salário como abono pecuniário. E ainda terá direito a 20 dias de descanso.

Outras dúvidas comuns sobre as férias

Agora que você já sabe como funciona o pagamento de férias, aproveite para tirar outras dúvidas sobre o período de descanso anual.

Quem pode solicitar o abono de férias?

A venda de férias deve ser de iniciativa do trabalhador. A empresa não pode impor o abono.

Quanto tempo a empresa tem para conceder as férias ao trabalhador?

Após o período de aquisição de férias (12 meses) o empregador tem outros 12 meses para conceder o período de descanso. Caso não o faça dentro de 1 ano, o trabalhador terá direito a receber o período em dobro.

O que acontece se o contrato terminar antes do gozo de férias?

Nesse caso o trabalhador recebe junto às verbas rescisórias o pagamento das férias. Isso somente não ocorre caso a dispensa tenha ocorrido por justa causa.

Desse modo, recebe as férias vencidas (cujo direito já conquistou). Também, recebe proporcionalmente aquelas que ainda estavam em aquisição.

Quem decide o período de férias?

O empregador é quem tem o direito de determinar quando serão as férias do trabalhador.

Com quanto tempo de antecedência o trabalhador deve ser informado do período de suas férias?

Segundo a lei o empregador deve comunicar as férias do trabalhador com 30 dias de antecedência ao início do período.

É possível dividir as férias em até quantos períodos?

A lei permite a divisão das férias em até 3 períodos, desde que um deles tenha ao menos 14 dias corridos e que nenhum seja inferior a 5 dias.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça