,

Como saber quanto tenho de FGTS? Aprenda a consultar hoje mesmo o seu saldo

23/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como saber quanto tenho de FGTS? Descubra como consultar o saldo sem sair de casa e saiba quando é possível sacar o valor!

Publicidade

Como saber quanto tenho de FGTS? O Fundo de Garantia é um benefício pago pelo empregador em favor dos seus empregados. Ele não gera descontos no salário e corresponde a um adicional, portanto.

O FGTS é uma parcela de movimentação limitada. Ele permanece em uma conta que permite saque em situações específicas e, que, geralmente, incluem hipóteses de urgência. Por isso, muitos trabalhadores perdem o controle do valor que possuem.

Apesar disso, saiba que é possível acompanhar os depósitos e eventuais movimentações do Fundo de Garantia de modo simples, sem sair de casa. Confira no Guia do Ex-Negativado como consultar o saldo do FGTS e quando é possível sacá-lo.

Como saber quanto tenho de FGTS?

Para isso, a Caixa Econômica Federal (CEF), banco que gerencia o Fundo de Garantia, disponibiliza um aplicativo. Nele é possível conferir saldo e extrato, histórico de vínculos de trabalho e solicitar a movimentação do valor.

  • Veja como usá-lo para conferir o saldo e os depósitos de FGTS:
  • Em primeiro lugar, faça o download e a instalação do aplicativo do FGTS. Abra-o e clique em “Cadastre-se”;
  • Então, preencha o formulário online com as informações requeridas, tais como número do CPF, nome completo e data de nascimento;
  • Além disso, informe o seu e-mail e crie uma senha de 6 dígitos.  Em seguida, acesse seu e-mail para terminar o cadastro. Você receberá uma mensagem com um link. Clique nele para finalizar;
  • Faça o login com o CPF e a senha que você cadastrou;
  • Para saber quando você tem de FGTS, clique na opção de saldo na página inicial.

Quando posso sacar o Fundo de Garantia?

Depois de saber quanto você tem de FGTS é natural que surja a dúvida de quando será possível resgatar esse dinheiro para utilizá-lo. Pois bem, a lei prevê as situações que permitem o saque do Fundo de Garantia. Veja as principais delas:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Acordo de dispensa;
  • Saque-aniversário;
  • 3 anos de desemprego;
  • Aquisição de imóvel residencial próprio;
  • Doença grave (que atinja o trabalhador ou seus dependentes financeiros);
  • Aposentadoria;
  • Ao completar 70 anos de idade, etc.

Além disso, saiba que o trabalhador não perde quanto tem de FGTS. Ou seja, mesmo que ele peça demissão de um emprego (situação que impede o resgate do saldo do Fundo de Garantia) o valor permanece sendo dele. Ele fica em uma conta inativa que pode ser movimentada pelas hipóteses acima apontadas.

Quer saber mais sobre as regras do FGTS e sobre outros benefícios garantidos aos trabalhadores? Então acesse agora mesmo o App do Guia. Tire suas dúvidas e fique por dentro dos seus direitos!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça