Compra indevida no cartão de crédito: o que fazer para resolver? Saiba agir

28/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tire suas dúvidas sobre como sacar o FGTS digital. Veja o passo a passo de como fazer isso e em quais situações é possível.

Publicidade

Imagina ser surpreendido com uma compra indevida no seu cartão de crédito. Essa situação pode ocorrer com qualquer pessoa e ocorre com frequência todos os dias no Brasil. Por isso, é fundamental saber como agir caso aconteça em sua conta. Saiba mais sobre isso no Guia do Ex-Negativado.

Cartão de crédito é o produto mais procurado por consumidores brasileiros no mercado e indica a chance de conseguir realizar compras com valores que não poderia pagar de uma vez só, mas que de maneira parcelada se torna possível.

Entretanto, é também um dos principais motivos de golpes no Brasil, sobretudo no âmbito digital, já que é possível realizar compras utilizando apenas os dados do cartão de crédito em muitos casos sem precisar do CPF do dono do cartão.

O que fazer ao notar uma compra indevida em seu cartão de crédito?

O primeiro passo é entrar em contato imediatamente com o banco com o qual você possui cartão de crédito.

Nesse contato, deverá explicar qual é a compra – ou até mesmo a tentativa de compra indevida – que deseja contestar para que seja cancelada.

Atualmente, todos os bancos possuem uma central de atendimento dentro do próprio aplicativo da conta, ou até mesmo em perfis oficiais nas redes sociais.

Caso o banco não aceite sua justificativa, pode ser necessário procurar auxílio no Procon.

O que o banco vai fazer para resolver?

O banco fará uma análise sobre a compra e irá traçar uma comparação sobre o perfil de outras compras realizadas neste mesmo cartão.

Ao aceitar a justificativa, fará o cancelamento ou passará o contato para a empresa emissora do cartão (na maioria dos casos, Mastercard ou Visa).

Em geral, o cartão de crédito será prontamente bloqueado pelo banco e uma segunda via será emitida.

Como não cair em golpes no cartão de crédito

Sabemos que muitas vezes não há o que fazer além de tentar se proteger de golpes, porém existem algumas ações que certamente vão reduzir, e muito, as chances de uma situação como essa acontecer com você:

  • Não empreste seu cartão de crédito;
  • Não faça compras em lojas virtuais que não sejam confiáveis;
  • Prefira comprar apenas em lojas virtuais que são autenticadas com selos de segurança;
  • Opte por usar o cartão virtual, e não o físico, para determinados tipos de compras;
  • Para ter mais segurança, é possível manter o cartão bloqueado no aplicativo e só fazer o desbloqueio quando for realizar uma compra.

Não pague a fatura do cartão sem saber disso

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça