,

Concursos públicos online: governo pensa em adotar a tecnologia na hora das provas

23/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O governo brasileiro analisa propostas de alterações nos concursos públicos, que, inclusive, poderão ser online.

Publicidade

Concursos públicos online – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está considerando uma série de alterações nas regras dos concursos públicos. Segundo as informações, o objetivo é aprimorar o processo seletivo e garantir uma seleção mais eficiente de seus funcionários.

As mudanças propostas incluem a incorporação de instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos e a utilização de tecnologia em algumas ou todas as fases do processo.

Nova lei de cotas pode ser criada

A proposta de uma nova lei de cotas em concursos públicos, atualmente em tramitação no Senado Federal – após ser aprovada pela Câmara dos Deputados -, tem sido discutida como parte das ações planejadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Essa iniciativa busca validar práticas já adotadas nas seleções, porém contestadas na Justiça, e oferecer mais ferramentas para a administração pública selecionar seus membros.

Caso aprovada, as regras serão aplicáveis apenas a futuros processos seletivos em âmbito federal, estadual e municipal.

Embora o texto do projeto possa ser alterado, sua versão atual permite a avaliação dos candidatos com base em seus conhecimentos, habilidades e competências.

Isso, além da manutenção da exigência mínima de realizar uma prova, com a possibilidade de inclusão de outras etapas determinadas pela comissão responsável pelo concurso.

Seleção digital: concursos públicos online

Uma proposta prevê a realização do concurso de forma total ou parcialmente online, desde que sejam garantidos a igualdade de acesso e padrões de segurança da informação.

Atualmente, não existe um modelo de sucesso estabelecido para provas a distância, mas o governo busca criar uma lei abrangente que possibilite o uso da tecnologia no futuro, caso seja comprovada sua viabilidade e segurança.

Como sinalizado, a proposta de utilização da tecnologia nas provas da administração pública não visaria apenas ganhos financeiros, mas também superar as barreiras de acesso e ampliar a concorrência.

Embora investimentos significativos sejam necessários, a realização de etapas online poderia possibilitar a participação de pessoas qualificadas que não podem arcar com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação.

Isso eliminaria, por sua vez, uma barreira prévia ao ingresso no serviço público.

Mesmo que a implementação das tecnologias seja desafiadora, especialmente em um país desigual como o Brasil, a proposta é vista por alguns especialistas como um avanço importante para democratizar o processo de seleção.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça