Crise das Americanas: empresa é acusada de ocultar informações financeiras

08/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Após a crise das Americanas que levou ao processo de recuperação judicial, novos e-mails demonstram que a empresa ocultou risco sacado.

Publicidade

O caso da crise das Americanas ganha um novo contorno. As Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil, está envolvida em um escândalo de ocultação de informações financeiras.

Em janeiro de 2017, a empresa pediu a pelo menos três grandes bancos que retirassem as referências às operações de risco sacado da chamada “carta de circularização”.

A “carta de circularização” é um documento emitido pelos bancos a pedido das firmas de auditoria para checar a veracidade de informações prestadas por seus clientes. No entanto, ao menos um dos bancos se recusou a atender ao pedido.

As operações de risco sacado são uma modalidade em que a empresa se financia para pagar fornecedores, e foi justamente nessas operações que a Americanas admitiu “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões em seu balanço.

Novo relatório

Essa crise levou a empresa a entrar com um pedido de recuperação judicial.

Recentemente, o caso ganhou novos desdobramentos, quando os administradores judiciais da Americanas publicaram um relatório em que tratavam das “cartas de circularização” enviadas pelos bancos aos auditores da empresa.

Conforme o relatório, a KPMG, uma das quatro grandes firmas de auditoria, era a responsável por atestar a confiabilidade dos números da Americanas em 2016.

Segundo documentos fornecidos pela própria Americanas, a KPMG teria recebido respostas às cartas de circularização de dois bancos, o Itaú Unibanco e o Santander, com saldo de operações de risco sacado que foram posteriormente retificadas por outras cartas.

Essas novas versões não apresentavam uma linha para operação de cessão de crédito a fornecedores (forfait). Em uma reunião entre os auditores externos e a administração, a diretoria da Americanas teria reiterado a inexistência dessas operações.

No entanto, logo após a publicação do relatório da administração judicial, o Itaú contestou a informação de forma contundente. Segundo o banco, a carta de circularização enviada continha todas as informações usuais, inclusive as relativas ao risco sacado.

Como ocorreram as fraudes

Ao receber a carta, a Americanas pediu ao banco que a substituísse, excluindo as informações relacionadas ao risco sacado, o que foi prontamente negado pelo banco.

A Americanas disse, em nota, que está apurando o caso e colaborando com as investigações das autoridades.

O caso relacionado a crise das americanas mostra a importância de uma auditoria externa independente e confiável para garantir a transparência e a confiabilidade das informações financeiras de uma empresa.

Além disso, evidencia a necessidade de uma cultura empresarial ética e responsável, que priorize a integridade e a honestidade acima de qualquer ganho financeiro imediato.

A reputação de uma empresa é um ativo valioso, que pode ser destruído em questão de segundos se a empresa se envolver em escândalos financeiros.

Não fique de fora do mundo das finanças! Acesse agora o Guia do Ex Negativado site de notícias e fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado financeiro.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça