Dinheiro esquecido em bancos: saiba consultar pelo CPF e descubra se tem valores a receber

29/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como consultar e resgatar o dinheiro esquecido em contas correntes e poupanças já encerradas. Assim, recupere o que é seu!

Publicidade

Os “Valores a Receber” correspondem ao dinheiro esquecido em bancos e somam milhões de reais. E você pode consultar se você é uma das pessoas que possui direito a essa grana sem sair de casa.

Confira hoje, 29 de setembro, como fazer a consulta de forma rápida e fácil, pelo CPF. Também, veja como resgatar os eventuais valores esquecidos aos quais você tenha direito.

O que é o dinheiro esquecido nos bancos?

Eles são valores que foram esquecidos em contas encerradas (correntes ou poupanças), cotas de capital de cooperativas de crédito, tarifas de operações de crédito cobradas de forma indevida e devolvidas em conta.

Portanto, quem se enquadra em alguma dessas situações pode ter dinheiro que lhe pertence sem sequer desconfiar disso. Abaixo, então, aprenda como fazer a consulta.

Quem tem direito ao dinheiro esquecido nos bancos?

Qualquer pessoa que se enquadre em alguma das situações que listamos acima e que se encaixa como “Valores a Receber”, esquecidos em contas ou recebidos depois, sem a ciência do consumidor.

Aprenda como consultar os “Valores a Receber”

Quem quer saber se tem dinheiro esquecido deve passar por duas fases. Em primeiro lugar, há uma consulta rápida. Por outro lado, a segunda garante a possibilidade de conhecimento do valor e do resgate dele.

Faça a consulta

Primeiramente, faça a consulta se você possui valores a receber pelo site do Banco Central do Brasil.

Contudo, saiba que no momento estas consultas estão suspensas. Isso decorre de um aprimoramento pelo qual o sistema está passando. Portanto, deve-se aguardar as novas notícias do BC.

A consulta, pode-se antecipar, é feita por meio do CPF e do seu cadastro Gov.br. Assim, caso você ainda não tenha inscrição, antecipe-se e faça-a logo!

Dinheiro esquecido
Dinheiro esquecido: Saiba consultar pelo CPF – Foto: Canva

Solicite o resgate

Esse segundo ponto para consultar a existência de dinheiro esquecido depende da liberação do primeiro. Afinal, somente depois de você fazer a consulta inicial será possível saber se existe valor a receber.

Contudo, mesmo na pesquisa inicial você não toma conhecimento do valor ou da origem. Tudo isso somente acontece nessa segunda fase, que ocorre a partir de uma data a ser informada na consulta.

Assim, quando o site do Banco Central retomar o funcionamento para a consulta de dinheiro esquecido, siga os passos indicados por ele. Depois, caso haja indicação de existência de valores, anote a data.

Quando ela chegar, novamente acesse o site do BC e, então, tenha acesso ao valor e origem, bem como à solicitação de transferência do saldo para uma conta de sua preferência.

Disponível dinheiro esquecido de R$ 730 a R$ 3.500 (Cotas do PIS para quem trabalhou de 1971 a 1988)

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça