,

Do que se trata a famosa tokenização de ativos? Por que gera tanto interesse nos bancos?

09/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira agora, em detalhes, tudo sobre a tokenização de ativos e o porquê ela tem se tornado cada vez mais comum.

Publicidade

A criptoeconomia está se expandindo cada vez mais, principalmente na área da tokenização de ativos. Com isso, há oportunidades das instituições financeiras tradicionais entrarem em cripto, ou agentes reguladores estabelecerem regras para o funcionamento da atividade. No entanto, ainda há pessoas que não a conhecem. Veja abaixo mais detalhes sobre esse assunto.

O que é token?

Trata-se de um recipiente virtual. Dentre as características, destaca-se o fato de serem escritos de maneira eletrônica e imutável, além disso, os registros ficam em uma rede de computadores do tipo blockchain, de forma distribuída e descentralizada.

O que importa mesmo é o produto inserido no token. Podemos citar como principais o bitcoin (BTC), ether (ETH), real digital, stablecoin de dólar, token de renda fixa, entre outros.

Afinal, o que significa tokenizar?

Nada mais do que produzir de maneira digital esse produto, conferindo benefícios, valor e características originais associadas. Isso só pode ocorrer quando a legislação e os contratos entre as partes reconheçam a validade da representação digital.

As duas principais formas de tokenização são ativos físicos ou ativos naturalmente virtuais.

Qual a maior vantagem da tokenização?

Eles podem ser negociados 24 horas por dia e sete dias por semana. Fora que é possível ser feito fora do horário comercial, em qualquer lugar do mundo e com baixo custo. Eles, também, possuem alta conversibilidade e são fracionáveis.

Por que gera tanto interesse nos bancos?

Um dos maiores motivos atrativos é por conta da possibilidade de removerem intermediários do processo de emissão de um ativo financeiro.

Dessa forma, a própria rede de computadores conectado ao blockchain é quem identifica a existência de uma transação entre duas partes e garante, portanto, que o que saiu de uma carteira digital entre na carteira de destino sem descasamento.

Imbróglio regulatório

De um lado temos bancos e corretoras animados com a possibilidade de desintermediação possibilitada pela tokenização, mas, do outro lado, há uma preocupação por parte dos regulares por conta da realização de ofertas de tokens mal intencionadas ou mal estruturadas.

Siga-nos:https://news.google.com/publications/CAAqBwgKMNq2vgsw59HVAw?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça