Fugir do cheque especial é vital para quem quer “arrumar a casa” e afastar dívidas; saiba mais

25/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

É chamado de “cheque especial” a modalidade de crédito que funciona como uma espécie de empréstimo e você deve fugir dele.

Publicidade

Fugir do cheque especial é uma das principais recomendações para qualquer consumidor que busca se afastar das dívidas. Mas você sabe exatamente como ele funciona? E por que é fundamental se manter longe dele? Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é cheque especial?

É chamado de “cheque especial” a modalidade de crédito que funciona como uma espécie de empréstimo que os bancos oferecem aos clientes. Na maioria dos casos, até mesmo sem que o consumidor tenha pedido.

A “oferta” é exibida através do saldo e do extrato da conta bancária como um suposto limite a mais que está disponível para o uso da forma como bem entender.

Na prática, funciona como uma linha de crédito pré-aprovada para a maioria dos clientes, cada um com determinado valor de acordo com a análise financeira feita pelo banco e o nível de relacionamento que possui com a instituição financeira.

Como pode ser usado?

O valor mostrado como limite adicional pode ser usado para qualquer pagamento, saques ou até mesmo para transferências.

Mas significa que é um valor gratuito disponível para o uso? Não. Bem longe disso. Aliás, é importante ter muito cuidado com ele.

Por que fugir do cheque especial é tão importante?

O valor do cheque especial é acionado quando o saldo da conta está zerado. A partir daí, o adicional é utilizado em forma de empréstimo que o banco faz para que o consumidor tenha dinheiro para usar, mesmo sem saldo.

Por se tratar de um empréstimo, há cobrança de juros. E essa é uma das maiores taxas do mercado.

O cheque especial tem juros de até 314% ao ano. Então, utilizar o valor que supostamente está disponível como adicional em sua conta pode se tornar uma enorme bola de neve nas suas finanças. Afinal, esse dinheiro não encaixa no orçamento.

Como não pagar juros por usar cheque especial?

O perigo da cobrança de juros e multas pelo uso do cheque especial acontece após 10 dias que utilizou algum valor referente a esse crédito.

Caso o utilize, mas devolva o valor antes desse período, não haverá cobrança de juros por parte do banco.

Como pagar essa dívida?

O pagamento dessa dívida é feito simplesmente ao depositar dinheiro no saldo, para que saia do “vermelho”.

 3 coisas que NÃO SE DEVE FAZER com Pix: uso do CHEQUE ESPECIAL está entre elas

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça