Horário de almoço conta como hora trabalhada? Entenda o horário reservado ao intervalo

16/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Horário de almoço conta como hora trabalhada ou fica fora da jornada de trabalho? Saiba como funciona e qual é o período mínimo de descanso.

Publicidade

Horário de almoço conta como hora trabalhada? Como fica a jornada diária de trabalho ao somá-la com o intervalo? Essas são dúvidas comuns aos trabalhadores em relação às horas de trabalho.

Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado explica para você como funcionam os intervalos e se eles são contabilizados, ou não, na jornada de trabalho.

Horário de almoço conta como hora trabalhada?

Não. O horário do almoço, ou intervalo intrajornada, não conta como hora de trabalho. Afinal, como o nome já indica, trata-se de um momento em que a jornada de trabalho é interrompida.

Por isso, não há contabilização do tempo de descanso para alimentação e higiene na jornada de trabalho.

Considere, por exemplo, alguém que possui uma jornada diária de 8 horas e possui direito a 1 hora de intervalo. Caso o trabalho se inicie às 8h, deverá terminar às 17h, e não às 16h.

Quem tem direito ao horário de almoço?

Todos os trabalhadores que prestam serviços por mais de 4 horas diárias têm direito ao intervalo intrajornada. Contudo, vale lembrar que ele nem sempre coincidirá ao horário de almoço.

Afinal, a lei determina que o trabalhador tem direito ao intervalo. Contudo, o momento em que ele ocorrerá dependerá das necessidades da empresa e, também, do empregado.

Além disso, também há a questão da escala. O horário de intervalo será compatível com o horário de trabalho do cidadão. Por isso, pode ocorrer pela manhã, à tarde ou à noite.

Aprenda como calcular seus direitos! Veja como fazer o cálculo de horas extras.

Qual é o tempo do intervalo intrajornada?

O tempo de duração do intervalo para alimentação e descanso dependerá da jornada diária total do trabalhador. Confira como funciona:

  • Até 4 horas diárias: sem intervalo;
  • Entre 4 horas e 6 horas diárias: 15 minutos de intervalo;
  • A partir de 6 horas diárias: 1 horas de intervalo.

Esses são os valores mínimos para o horário do almoço, que não conta como hora trabalhada.

Todavia, a Reforma Trabalhista permite, hoje, a negociação entre trabalhador e empregador para alterar o período de intervalo de alimentação. Caso ela ocorra, ele deverá ser de no mínimo 30 minutos.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça