Imposto sobre pensão alimentícia: passo a passo para resgatar seu dinheiro dos últimos 5 anos

07/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O STF decidiu que a cobrança de imposto sobre pensão alimentícia é irregular. Confira como requerer a devolução e como funcionará.

Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente pela irregularidade do imposto sobre pensão alimentícia. Isto é, a cobrança feita sobre ele é contrário à lei.

Segundo o STF, as pensões alimentícias (paga por particulares) são isentas de Imposto de Renda (IR). Portanto, quem sofreu descontos por esse fim pode requerer a devolução dos valores.

A devolução deve ocorrer com atualização pela taxa Selic. Veja hoje, 07 de outubro, como requerer a devolução. O Guia do Ex-Negativado ensina para você!

Cobrança de imposto sobre pensão alimentícia é irregular; veja como requerer a devolução

Quem recebe pensão alimentícia pode requerer a devolução do IR pago sobre ela nos últimos 5 anos. Além disso, a partir deste ano não mais será necessário fazer esse recolhimento.

Aliás, a devolução pode ser requerida tanto por quem ainda recebe pensão ou por quem já deixou de ser pensionista. Veja os passos para isso.

Passo a passo para solicitar a devolução do IR pago sobre pensão alimentícia

Para pedir a devolução do imposto pago sobre a pensão alimentícia, siga esses passos:

  • Acesse esta página da Receita Federal;
  • Clique em “PER/DCOMP WEB” e, na próxima página, clique na opção de mesmo nome;
  • Na próxima página, clique em “e-CAC”, aguarde o redirecionamento de página, faça login e siga os passos em tela.

Quais são os documentos para requerer a restituição do IR pago sobre pensão?

Ao solicitar a restituição do imposto sobre pensão alimentícia, é necessário apresentar alguns documentos que comprovem as contribuições feitas.

Assim, tenha em mãos os comprovantes referentes ao recebimento da pensão e declarações de IR. Igualmente, apresente uma cópia da decisão do STF que determina a irregularidade da cobrança do imposto sobre as pensões.

Você pode obter a decisão aqui. Clique em “decisão de julgamento” ao lado de “Embargos rejeitados” da data de 03/10/2022 e faça o download.

Imposto sobre pensão alimentícia
Imposto pago sobre pensão alimentícia deverá ser devolvido – Foto: Canva

Qual o prazo de restituição do imposto pago sobre pensão alimentícia?

A Receita Federal tem até 360 dias para analisar o pedido de devolução e realizar o pagamento dos valores aos contribuintes. Estima-se que serão mais de R$ 6 milhões em devoluções.

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça